Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 29 / Para sair da crise, é preciso unificar o País em torno de projetos maiores, afirma Edinho

Trabalho

Para sair da crise, é preciso unificar o País em torno de projetos maiores, afirma Edinho

Prefeito participou do Agenda Araraquara, organizado pelo Grupo EPTV, na manhã desta quinta-feira (29); evento debateu atual situação financeira do Brasil e os desafios para o futuro
foto02 Prefeito Edinho durante o evento Agenda Araraquara no Centro Internacional de Convenção 29ago19 Tetê Viviani (1).jpg

 

 

Durante a abertura da 5ª edição do Agenda Araraquara, no Centro Internacional de Convenção, na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito Edinho defendeu a união de todas as lideranças políticas em prol da superação da crise econômica enfrentada pelo Brasil.

Organizado pelo Grupo EPTV, o evento contou com a palestra “Os desafios da economia – Como aproveitar as oportunidades?”, ministrada pelo economista e jornalista Samy Dana, e teve presenças do vice-governador (e governador em exercício, durante viagem do governador João Doria), Rodrigo Garcia (DEM), e do presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza.

“O desafio de refletirmos sobre a nossa situação econômica é muito instigante. Para retomar o crescimento, é preciso unificarmos e equacionarmos politicamente o País em torno de projetos maiores. As divergências existem, são da democracia, mas as instabilidades políticas nos levam a incertezas econômicas. O momento é propício para revermos conceitos e construirmos a saída necessária”, disse Edinho.

Em sua fala, Rodrigo Garcia apresentou a situação enfrentada pelo Governo do Estado, com 97% da arrecadação comprometidos com despesas obrigatórias. “Estamos olhando todas as despesas, cortando custeios não essenciais. O modelo de Estado brasileiro precisa ser reformulado”, disse. Mesmo assim, o governador em exercício tem otimismo. “O Brasil será uma potência mundial em algumas décadas, mas precisamos diminuir algumas injustiças que ainda temos”, analisou Rodrigo Garcia.

Para o palestrante, Samy Dana, os empresários devem estudar muito o mercado para não terem surpresas negativas. “Não é por que a situação do País está difícil que todos os negócios tendem a fracassar. Com olhar mais atento e pesquisa de mercado, acredito que é possível prosperar mesmo na crise. O estudo e o preparo aumentam a chance de o negócio ter sucesso, em vez de se fazer um investimento aleatoriamente”, explicou o economista.

Samy Dana ainda participou de uma roda de conversa com o presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza, e com o economista, professor da Unesp e diretor da Escola de Governo do Município, Valdemir Pires. Os três responderam a perguntas da plateia e aprofundaram os assuntos abordados na palestra.

Em nome da EPTV, que completa 40 anos de fundação, o diretor Antônio Carlos Coutinho Nogueira, o Toni, destacou o papel das empresas do grupo no desenvolvimento de toda a região. “O nosso grupo não deve participar das políticas partidárias, mas tem obrigação de participar das políticas públicas”, afirmou. “Nos próximos 40 anos, convido vocês a continuarmos construindo positivamente a vida da cidade.”  

Também estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), e os vereadores Elias Chediek (MDB) e José Carlos Porsani (PSDB); o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; o deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP); o deputado estadual Itamar Borges (MDB); o ex-deputado estadual e ex-prefeito Roberto Massafera (PSDB); o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; os prefeitos de Boa Esperança do Sul, Fábio Luiz de Souza (MDB); de Gavião Peixoto, Gustavo Piccolo (PHS); de Matão, José Edinardo Esquetini (PSB); e de Tabatinga, Eduardo Martinez (DEM); o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, tenente-coronel Adalberto José Ferreira; entre outras autoridades e lideranças políticas e empresariais.

registrado em: ,