Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Agosto / 29 / Período de inscrições em CERs para 2020 começa dia 9 de setembro

Educação

Período de inscrições em CERs para 2020 começa dia 9 de setembro

Pais, mães ou responsáveis deverão procurar o CER mais próximo da residência entre 9 e 30 de setembro para inscrição e renovação de matrícula
cd1c6ad3-c5fd-40e1-aa60-14169ef3a068.jpeg

 

   

A Secretaria Municipal da Educação abre em setembro o período de inscrição e manifestação de interesse em vagas nos Centros de Educação e Recreação (CERs) para o ano letivo de 2020.

Os pais, mães ou responsáveis legais de crianças entre 0 e 5 anos devem procurar  a unidade CER mais próximo de sua residência, de 9 a 30 de setembro. Neste mesmo período, também será realizada a renovação de matrícula para as crianças que já frequentam as creches e pré-escolas do município.

De acordo com a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Muriane de Assis, desde o ano passado, por meio de publicação da Resolução 30/2018, de 29 de novembro de 2018, a Secretaria da Educação comunicou no calendário de 2019 que o período de inscrição seria antecipado para setembro.

“Nos anos anteriores, as inscrições vinham sendo feitas no mês de outubro, mas nós avaliamos que era preciso mais tempo para a organização do atendimento, então, já no final de 2018 nós comunicamos que o processo seria feito em setembro”, explica Muriane, enfatizando ainda que, embora a inscrição não seja uma garantia de vaga antecipada, ela é muito importante por ser uma etapa de consulta pública sobre a demanda do setor.

Segundo ela, o levantamento antecipado dessa demanda é fundamental para a organização da forma de atendimento para 2020. "Também neste mesmo período os pais devem efetuar a renovação de matrícula dos alunos. Dependendo da demanda, teremos tempo para realizar eventuais novas contratações de funcionários e transferir alunos para CERs mais próximos das suas residências”, exemplifica a gerente de Educação Infantil.

E alerta também: “Cada um tem que fazer a inscrição no seu bairro, na sua rede física, porque o critério é a moradia. Cada CER tem que atender, prioritariamente, a demanda do bairro, portanto, se a família não fizer a inscrição na unidade do bairro em que mora, o filho poderá ficar sem vaga”.

Para inscrever os filhos, os responsáveis devem procurar pelos CERs de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 e 16h30, munidas com cópias da certidão de nascimento da criança e endereço residencial atualizado, com CEP, além de RG e CPF das mães, pais ou responsáveis.

Também é preciso apresentar a declaração da situação vacinal, emitida por uma unidade de Saúde, e comprovante de emprego da mãe ou responsável, para caso de necessidade de vaga em CER com tempo integral.

A matrícula definitiva será feita somente em janeiro, quando as famílias serão chamadas para retornar à unidade para verificar se a criança foi classificada para efetivação.

As gestantes que trabalham e vão precisar de creche para seus bebês em 2020 também devem fazer a pré-inscrição neste mesmo período, de 9 a 30 de setembro. Neste caso, a inscrição definitiva somente é feita com a certidão de nascimento da criança.

 

registrado em: ,