Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Dezembro / 13 / Reunião define diretrizes para reflorestar nascente do Ribeirão das Cruzes

Urbano

Reunião define diretrizes para reflorestar nascente do Ribeirão das Cruzes

A equipe do Daae conheceu o Horto de Plantas Medicinais e Tóxicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp
daae.jpg

 

 

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, acompanhado da diretora de Gestão Ambiental, Katia Matteo, reuniu-se na manhã da última quarta-feira (11) com professores da Faculdade de Ciências e Letras e Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara e representantes da ‘Horta Comunitária da Zona Norte’ e do projeto de extensão ‘Corredor Verde Agroflorestal’, para definir as diretrizes da recuperação e reflorestamento da Área de Proteção Permanente (APP) da nascente do Ribeirão das Cruzes.

Durante o encontro ficou definido que o Daae irá preparar o solo da APP com o maquinário adequado, priorizando a formação de curvas de nível para evitar o carreamento de materiais até a nascente, além de realizar a abertura dos sulcos para o plantio e colaborar com a doação de 500 mudas. Já os representantes e alunos da Unesp ficaram responsáveis pelo transporte de 1200 mudas doadas e pela mobilização da população local para colaboração no dia do plantio.

“Essa parceria veio ao encontro do projeto que o Daae tem de revitalizar todas as nascentes e mananciais localizados em áreas urbanas. Posteriormente ao plantio, vamos realizar o cercamento de toda a área”, afirmou Donizete Simioni.

Pela logística dos trabalhos preparatórios a serem realizados, o grupo definiu que o plantio das mudas irá acontecer na segunda quinzena de janeiro. Ao final da reunião, a equipe do Daae conheceu o ‘Horto de Plantas Medicinais e Tóxicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara’, onde os alunos cultivam espécies medicinais, aromáticas e condimentares.

Participaram do encontro os servidores Carlos Girotto (Gerente de Biodiversidade) e Renata Bratfish (Coordenadora da unidade de Gestão da Flora), os professores doutores Sérgio Azevedo Fonseca (Departamento de Administração Pública), Dagoberto José Fonseca (Departamento de Antropologia, Política e Filosofia) e Raquel Regina Duarte Moreira (Departamento de Princípios Ativos, Naturais e Toxicologia) e os alunos Ramon Tozzi, Flávio Rodrigues, Franklin Mora, Letícia Chamma e Gustavo Morais.

registrado em: ,