Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Dezembro / 2 / Prefeitura inicia novo processo eleitoral para eleger a CIPA

Gestão

Prefeitura inicia novo processo eleitoral para eleger a CIPA

Eleições que ocorreram em outubro e novembro não atingiram número mínimo de votos exigidos para a Cipa. Neste novo processo, todos os servidores devem votar até dia 30
cipa.png

 

 

A Prefeitura Municipal iniciou nesta segunda (2), um novo processo eleitoral eletrônico para a escolha da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos servidores municipais. Até o próximo dia 30 de dezembro, todos os servidores deverão votar acessando o site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

As eleições eletrônicas para a Cipa, para a Comissão Municipal de Combate ao Assédio e Discriminação e para o Comitê Municipal de Gestão Democrática foram abertas em outubro, teve o prazo estendido em novembro e, mesmo assim, o número de servidores que votaram ficou abaixo do exigido pela NR 5, norma que regulamenta a eleição da Cipa.

De acordo com o atual presidente, Ivo Carpini Martinez, de acordo com a NR5 é preciso que haja o envolvimento de no mínimo 50% mais 1 (voto) dos servidores municipais para viabilizar o pleito. Mas isso não ocorreu.

“Considerando que a Prefeitura possui quase 6.500 servidores, nós precisamos de cerca de 3.250 votos para que a eleição seja validada. Conseguimos escolher os representantes da Comissão Municipal de Combate ao Assédio e Discriminação, com 1.277 votos, e do Comitê Municipal de Gestão Democrática, com 1.278 votos, porque não é exigido um número mínimo de eleitores. Mas, no caso, das eleições da Cipa, com apenas 1.241 votos, estamos reiniciando todo o processo e esperamos conscientizar os servidores de que a  participação é fundamental para viabilizar o pleito, a composição e o funcionamento da Cipa na Prefeitura”, esclarece o presidente. “É importante que todas as unidades se empenhem e que os gerentes e coordenadores solicitem a participação dos funcionários de suas pastas”, acrescenta.

No geral, serão eleitos diretamente 20 membros para a Cipa, sendo 10 titulares e 10 suplentes. Mais 10 membros titulares e outros 10 suplentes serão indicados pela Administração, somando, no geral, 40 integrantes.

Lembrando que, como está sendo reiniciado o processo, mesmo quem já votou na Cipa em outubro ou novembro deve votar novamente.

O servidor pode votar de forma online em seu candidato preferido utilizando o computador do local do trabalho, o celular ou o micro de casa. Basta acessar o banner em destaque no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br). O prazo termina em 30 de dezembro.

registrado em: ,