Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Dezembro / 3 / Cultura prestigia entrega de Prêmio Juca Pato a Ignácio de Loyola Brandão

Cultura

Cultura prestigia entrega de Prêmio Juca Pato a Ignácio de Loyola Brandão

Cerimônia foi realizada pela União Brasileira de Escritores (UBE), na última segunda-feira (02), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo
Ignacio e Teresa.jpeg

 

Na última segunda-feira (02), o escritor araraquarense e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, recebeu o tradicional prêmio Juca Pato, dado ao intelectual do ano, em 2019. A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, representando o prefeito Edinho, prestigiou a cerimônia realizada pela União Brasileira de Escritores (UBE) na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

“Foi um prazer representar a cidade neste momento. A cerimônia e o prêmio, traduziram o justo reconhecimento pelo conjunto da obra do Ignácio, que além de grande escritor, tem se colocado como uma importante voz de resistência aos ataques e retrocessos que as artes e a cultura nacional têm sofrido. Araraquara tem do que se orgulhar!”, elogiou Teresa.

Premio Juca Pato 2019 Ignacio.jpeg

O prêmio Juca Pato é concedido desde 1963, quando Afonso Schmidt recebeu a láurea. Ex-presidentes da República como Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso também já receberam a honraria. Ignácio de Loyola Brandão entra para um seleto grupo de escritores do qual fazem parte Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade e Milton Hatoum - entre outros.

Vale destacar que o araraquarense possui uma vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversas línguas. Entre alguns prêmios recebidos, destaque para: Jabuti, em 2008, com “O Menino que Vendia Palavras” e Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra, em 2016. Em março deste ano, Brandão foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

 

registrado em: ,