Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Dezembro / 3 / Incubadora de Empresas é parceira do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

Trabalho

Incubadora de Empresas é parceira do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas

Foi formalizado o convênio entre o Sebrae, com o SBRT, no qual a Unesp, através da Incubadora, será o ponto de apoio ao programa em Araraquara
foto01 Paulo Alvim, Ricardo Bonotto e Marcos Pontes durante evento no MCTIC divulgação.jpg

 

 

Os gestores da Incubadora de Empresas de Araraquara, Ricardo Bonotto e Lucas Campanha, participaram, no dia 27 de novembro, em Brasília, da comemoração de 15 anos de criação do programa Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O endereço eletrônico é o www.respostatecnica.org.br.

Durante o evento, no auditório do Ministério, que contou com participação do ministro Marcos Pontes (do MCTIC), foi formalizado o convênio entre o Sebrae, no âmbito nacional, com o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, no qual a Unesp através da Incubadora, será o ponto de apoio ao programa em Araraquara.

Um bolsista da Unesp, da área de Administração, está à disposição dos incubados e também dos empreendedores que buscam orientações técnicas. Destaca-se que as demandas devem ser solicitadas pelo site repostas técnicas. A base do SBRT funciona na Incubadora, situada na Avenida Jorge Fernandes Mattos, 311, no 8º Distrito Industrial, região sudeste da cidade.

Em Brasília, produtos de três empresas incubada na cidade – 100% Pura Manteiga Vegana, Led Médica e Biscoitos Dona Gê -, foram expostos durante o encontro. Também foram projetados vídeos com depoimentos das empreendedoras Janaina Catto e Larissa Dias Gomes sobre as orientações bem-sucedidas do SBRT.

De acordo com o vice-prefeito de Araraquara e secretário da Pasta do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, o serviço de Respostas Técnicas é mais uma ferramenta fundamental da Incubadora e parceiros de apoio e fomento ao empreendedorismo.

“Conhecimento é o primeiro passo para qualquer tipo de negócio. O SBRT é gratuito e abrange todos os ramos, desde o que estão em atividades bem como os que pretendem ter o negócio próprio”, afirma Damiano.

“Trata-se de um programa com uma extensa folha de serviços prestados aos empreendedores. São mais de 34 mil respostas técnicas em 15 anos e que agora, em parceria com o Sebrae nacional e as universidades, estamos oferecendo formalmente aos incubados e à comunidade”, acrescenta o professor doutor e coordenador da Incubadora, Ricardo Bonotto.

 

Orientação

Para a gerente de produção Larissa Dias, da Led Médica, empresa graduada recentemente pela Incubadora de Araraquara, as orientações do SBRT foram fundamentais para o desenvolvimento de produtos inovadores.

“Nossa empresa obteve informações importantes da plataforma do SBRT, sobre fornecedores de placas eletrônicas, e também indicações para armazenamento de lâmpadas médicas e transporte eficaz para entrega aos nossos clientes”, relata a gerente.

Encurtar caminhos, conectar fornecedores e acelerar o desenvolvimento são as vantagens do SBRT para a proprietária dos Biscoitos da Dona Gê, Janaina Catto.

“Nós aprendemos normas técnicas de produção, variedades de equipamentos, contatos de fornecedores e opções para embalagens. Com todo o conhecimento adquirido na plataforma pretendemos lançar, em breve, biscoitos na embalagem de lata”, explica Janaina.

 

 

registrado em: ,