Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Fevereiro / 05 / Prefeitura dá sequência a mutirões para combater dengue

Saúde

Prefeitura dá sequência a mutirões para combater dengue

0.jpg

Até o mês de abril, durante todas as manhãs de sábados, a Prefeitura realizará mutirões de combate à dengue, em Araraquara – o primeiro foi realizado no sábado, dia 2, em 13 bairros da Grande Vila Xavier –, visando conter criadouros do Aedes aegypti, o causador da dengue. E se até abril a programação não atingir todas as regiões da cidade, os mutirões terão sequência, segundo o coordenador de Vigilância em Saúde (ligada à Secretaria Municipal de Saúde), Rodrigo Ramos.

No próximo sábado, dia 9, o mutirão será realizado nos bairros Jardim Pinheiros, Santa Clara, Vila Joinville, Jardim América, Vila Vieira, Parque Gramado, Alto dos Pinheiros I e II e Parque São Paulo.

Em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, na sexta-feira (1º), Rodrigo explicou que o forte calor registrado nos últimos anos, em que a estação Inverno quase não é registrada no país, faz com que a reprodução do Aedes ocorra durante praticamente o ano todo. Por isso, a necessidade dos mutirões de combate ao mosquito.

“O mutirão é uma atividade especial de combate aos criadouros, onde são recolhidos todos os materiais inservíveis, ou descartáveis. São latas e garrafas vazias, copos de plásticos e pneus velhos, entre outros materiais, que abandonados nos quintais das residências podem acumular água parada e ser potenciais criadouros de larvas do Aedes aegypti”, disse o coordenador.

Durante os mutirões, a população pode depositar todos esses materiais nas calçadas de suas casas, dentro de algum recipiente, como sacos plásticos, que os caminhões das equipes da Prefeitura passam recolhendo.

Parceria

Nunca é demais repetir: para a cidade vencer a batalha contra a dengue, é necessária a colaboração ímpar da população junto ao trabalho da Prefeitura, sem que um dos lados falhe durante o mutirão.

Vale destacar, ainda segundo Rodrigo Ramos, que a nebulização de combate a dengue é uma ação complementar. A principal atividade contra o Aedes é, de fato, o combate aos criadouros com as ações de limpeza como os mutirões.

Reforço

Além dos mutirões, Rodrigo também lembrou os horários ampliados de quatros postos de Saúde da cidade – dos bairros Jardim Paulistano, América, Iguatemi e Selmi Dei I –, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 13h às 19h.

Ainda citou o Polo de Atendimento a pacientes que precisam ser reidratados, instalado na sede da Vigilância Epidemiológica, no Cear – Centro de Eventos de Araraquara e Região, que atende diariamente das 7h às 17h, inclusive aos domingos.

Também vale a repetir: ao sentir algum sintoma clássico de dengue, como dores de cabeça, ou nos olhos, cansaço, ânsia de vômitos ou manchas avermelhadas pelo corpo, a pessoa deve procurar pelo atendimento nas unidades básicas de Saúde (UBS) do município ou no Polo da Vigilância no Cear. “Só deve procurar a UPA quando tiver todos esses sintomas, acrescidos de dor abdominal intensa e sangramento nas gengivas e/ou nas urinas”, reforçou Ramos.

No ar
O programa de entrevistas “Canal Direto com a Prefeitura” pode ser conferido, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, ou posteriormente, na TV Web Partipativa, via página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com um convidado especial do governo.

registrado em: