Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Fevereiro / 18 / Portal busca estreitar relações entre governo e cidadão

Comunicação

Portal busca estreitar relações entre governo e cidadão

No ar desde a última quarta-feira, nova ferramenta da Prefeitura de Araraquara também amplia acesso à informação
juliana zock e regina oliveira.jpg

 


A Prefeitura de Araraquara está lançando seu novo Portal, no ar desde a última quarta-feira (13). O novo serviço visa melhorar as relações entre o governo municipal e a população.

Em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, na sexta-feira (15), a coordenadora municipal de TI (Tecnologia da Informação), Juliana Zoch, antecipou detalhes sobre a nova ferramenta.

“Como todo processo de transição, é natural que exista alguma dificuldade e dúvidas dos internautas, inclusive para entender o novo Portal. Como, por exemplo, onde encontrar as informações que se via antes, no portal anterior”, explicou Juliana.

Outro detalhe, que tem quer ser levada em consideração, segundo a coordenadora de TI, é o tamanho do novo Portal da Prefeitura.
“São muitas páginas num único Portal, como se fossem vários portais”, enfatizou.

Como novidades debatidas deste o início do projeto, agora são apresentados três pontos: acessibilidade, transparência e o estreitamento da relação entre a Prefeitura e o cidadão.

Por isso, o Portal tem um campo de acessibilidade que traz a linguagem de sinais e o contraste de telas para deficientes visuais, além da outra ferramenta muito importante, a de acesso à informação.

Vale destacar que antes, para ter acesso à informação, o cidadão tinha que vir até à Prefeitura.

Diferenças


Uma coisa é o Portal da Transparência em que o governo municipal tem que informar ao cidadão dados sobre receitas e despesas, entre outras informações. Outra coisa é quando o cidadão procura saber algo que diga respeito à sua empresa, por exemplo.

“No novo Portal, uma comissão irá analisar e caso a informação não esteja protegida legalmente por sigilo ela será disponibilizada ao interessado”.

Outra novidade é o link sobre busca inteligente, em que o internauta poderá encontrar as informações ou imagens que procura - como notícias, fotos ou gráficos.

Mais um ponto importante: o Portal é trilingue, ou seja, vem com seus conteúdos fixos disponibilizado em Português, Inglês e Espanhol

Juliana Zoch explicou com mais detalhes a criação do Portal da Transparência: a novidade agora é que quase 80% dessas informações já estão disponibilizadas em tempo real no link da transparência.

“Quando uma informação estiver concluída e já constar no Banco de Dados da Prefeitura, também estará em tempo real”.

O internauta que tiver dúvidas, inclusive o servidor municipal, pode entrar em contato com a Prefeitura, por meio de qualquer veículo disponível no próprio Portal, como Facebook, telefone, etc.

“Entre em cada Secretaria, procure todas as informações e participe, perguntando ou enviando sugestões, porque tudo isso vai ajudar a Prefeitura a estreitar cada vez mais a relação entre o governo e o cidadão, base principal do novo Portal”, finalizou Juliana.

Ao vivo

Vale sempre destacar: o “Canal Direto com a Prefeitura” é um programa de entrevistas, apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, pela TV Web Participativa, via página oficial da Prefeitura de Araraquara, e agora também no novo Portal, sempre com um convidado do governo.

registrado em: , , ,