Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Fevereiro / 22 / Encontro estadual aborda ações de Segurança em Araraquara

Gestão

Encontro estadual aborda ações de Segurança em Araraquara

Evento reuniu secretários e gestores de Segurança Público de dezenas de municípios do Estado, na manhã de quinta-feira (21), no Centro Internacional de Convenção
foto01 Prefeito Edinho durante abertura do Encontro Estadual  de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública 21fev19 Tetê Viviani.jpg
 

Durante o Encontro Estadual de Secretários Municipais e Gestores de Segurança Pública, que Araraquara sediou no Centro Internacional de Convenção na quinta-feira (21), o prefeito Edinho destacou a necessidade de outras esferas de governo aumentarem a colaboração com os municípios no custeio da Segurança Pública.

O evento reuniu secretários e gestores de dezenas de municípios do Estado de São Paulo, que debateram ações para o avanço das políticas de Segurança Pública.

Entre essas ações, a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a necessidade da participação dos municípios na elaboração de políticas públicas de segurança e o repasse de verbas do Governo Federal para investimentos na área, além da criação de um Conselho Estadual dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança.

“É muito importante essa articulação entre os gestores, já que os municípios vêm assumindo compromissos e bancando financeiramente a Saúde, a Educação, a Assistência Social e, agora, também uma parcela importante da Segurança Pública”, afirmou Edinho na mesa de abertura.

“É preciso maior repasse financeiro das outras esferas de governo. A maioria dos municípios vive a ruína do pacto federativo e perderam a capacidade de custeio e investimento. Parabéns a todos que vieram até Araraquara, demonstrando que esse fórum é atuante e articulado”, concluiu.

Para o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, “é inegável o papel do município na prevenção primária”. “75% dos egressos no sistema prisional não conseguiram terminar o ensino médio. Isso mostra uma relação entre a Educação e o cometimento de delitos”, explicou o secretário.

João Alberto também citou a falta de recursos. “Os municípios têm participação importante e, muitas vezes, são alijados no recebimento de recursos do Ministério da Justiça e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Esse tema é importante e deve ser sempre discutido”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB), manifestou a alegria de participar do evento. “Sei da importância do trabalho de todos vocês. Espero que a interação, o contato e a troca de experiências traga resultados positivos”, destacou.

Ainda estiveram presentes no encontro estadual a comandante da Guarda Municipal de Araraquara, Juliana Záccaro; o presidente estadual do Consems (Conselho Nacional de Secretários de Segurança), Francisco Alves da Silva; o vice-presidente do CNGS (Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança), Luiz Augusto Baggio; e o capitão Zecheto, representando o 13° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior).  

registrado em: ,