Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Fevereiro / 22 / Primeira reunião entre Daae e USP foca controle de perdas e mudanças climáticas

Obras

Primeira reunião entre Daae e USP foca controle de perdas e mudanças climáticas

Cooperação acadêmica na área de Hidráulica e Saneamento tem validade de 5 anos
IMG_5277 (1).JPG

 

A primeira reunião entre representantes do Daae e da Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos, tratou sobre pesquisas na área de controle de perdas de água e mudanças climáticas e ocorreu nesta sexta-feira (22), na sala de Planejamento Estratégico da autarquia.

O primeiro assunto a ser discutido foi a logística para instalação de loggers para coleta de dados da pressão das redes deabastecimento do setor Martinez (região sul). “Os professores nos solicitaram dados de consumo das residências e a vazão de saída dos reservatórios”, explicou o engenheiro Fernando Lourencetti, gerente de Planejamento Estratégico. Com esses dados, a USP fará pesquisa por meio de modelos matemáticos que, por sua vez, fornecerão informações para o Daae, no controle e combate às perdas físicas de água.

O outro assunto discutido foi sobre a parceria para desenvolvimento de avaliação da resiliência de uma operadora de saneamento frente às mudanças climáticas. De acordo com a apresentação da pesquisa, a concentração ou a escassez de chuvas, por exemplo, afetarão o setor de saneamento e alguns dos problemas que poderão ocorrer são: danos físicos à infraestrutura de esgotos e águas, contaminação de mananciais, mudanças de sazonalidade, entre outros. A resiliência desse setor refere-se à capacidade de projetar, operar e manter os serviços diante dessas mudanças.

Além de Lourencentti, representaram o Daae: os engenheiros Alexandre Coan Pierri (Controle de Perdas) e Rogério do Prado Lima (Engenharia). Estavam presentes pela USP: Maria Mercedes Gamboa Medina, professora doutora titular do Departamento Hidráulica e Saneamento, o professor doutor Tadeu Fabrício Malheiros e os alunos Pedro e Amanda.

O convênio entre o Daae e a USP foi assinado no último dia 12, com objetivo de cooperação acadêmica na área de Hidráulica e Saneamento, com validade de cinco anos.

 

registrado em: ,