Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 02 / Prefeito sanciona três projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal

Gabinete

Prefeito sanciona três projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal

Projetos de lei são de autoria do presidente do Legislativo, Tenente Santana (MDB), e dos vereadores Juliana Damus (Progressistas) e Jeferson Yashuda (PSDB)
foto06 Prefeito Edinho sanciona lei dos vereadores Tenente Santana, Yashuda e Juliana Damus  01jul19 Tetê Viviani.jpg


O prefeito Edinho sancionou na segunda-feira (1), em solenidade na sala de reuniões da Prefeitura, três projetos de lei municipais aprovados pelaCâmara Municipal nas últimas sessões ordinárias.

Uma homenagem foi proposta pela vereadora Juliana Damus (Progressistas) e denomina Avenida Abigail Machado Callera uma via pública do loteamento Parque Residencial Jatobá.

Abigail nasceu em 1925, em Araraquara, e foi voluntária no Lar Juvenil Domingos Sávio e na Casa Betânia. Ela e seu marido, Agide Callera, abrigavam em sua casa crianças com deficiência recolhidas pelo Juizado da cidade até que pudessem ser encaminhadas. Mais tarde, ela fundou a entidade Lar Nosso Ninho Terezinha Maria Auxiliadora, a fim de abrigar as crianças. Batalhou pela entidade até a construção de sua sede definitiva, na Avenida Manoel de Abreu. Abigail faleceu em 2018.

“A Abigail tem uma relação estreita com a história das entidades de Araraquara. Imagine o que era lidar com pessoas com deficiência nas décadas de 1960 e 1970. Hoje temos Ministério Público, Vara da Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar. Naquela época, muitas crianças com deficiência eram abandonadas, e o Lar Nosso Ninho era um dos poucos locais que abrigavam essas crianças no Estado”, destacou Edinho.

Outro projeto de lei do vereador Tenente Santana (MDB), presidente da Câmara, denomina Avenida Bombeiro José Petroni uma via pública do loteamento Residencial Monte Carlo.

José Petroni nasceu em 1946, em Araraquara, fez o curso de soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ingressou em 1968 na 3ª Cia do 8º Batalhão de Polícia Militar Motorizada da Capital, onde permaneceu por 17 anos. Transferiu-se para o Corpo de Bombeiros de Araraquara em 1985. Profissional dedicado, ocupou o cargo de coordenador de Segurança Patrimonial da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) até 2009. Petroni morreu em julho de 2018, aos 71 anos.

“A homenagem ao Petroni é singela, mas muito importante. Sua carreira foi brilhante”, lembrou o prefeito, saudando os familiares presentes. “A cidade é o que é porque seres humanos doaram suas vidas por Araraquara. Estamos fazendo duas homenagens belíssimas. Parabéns à Câmara Municipal. No momento em que a pessoa deixa um legado, ela nunca irá partir”, salientou Edinho.

 

Água


O terceiro projeto de lei sancionado, do vereador Jéferson Yashuda (PSDB), institui o Dia Municipal da Água, a ser comemorado anualmente no dia 22 de março.

Nessa data comemorativa, deverão ser ministradas nas escolas municipais matérias pedagógicas em todos os níveis de ensino, a fim de promover a educação de crianças, jovens e adultos, além da conscientização da comunidade para a importância do gerenciamento dos recursos hídricos.

“É um tema central no século XXI. A água será tão importante quanto o petróleo é como fonte energética. Araraquara tem privilégio de estar sobre o Aquífero Guarani. É extremamente importante refletirmos e termos consciência sobre o uso responsável da água”, analisou o prefeito.

Ainda estiveram na solenidade o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), tenente-coronel Adalberto José Ferreira; o tenente Carlos Mazzei, representando o comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Araraquara, capitão Cléber Oliveira; além dos vereadores autores das leis e dos familiares dos homenageados.

registrado em: ,