Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 03 / Daae dará início ao serviço de retirada do lodo da Estação de Tratamento de Esgotos

Obras

Daae dará início ao serviço de retirada do lodo da Estação de Tratamento de Esgotos

A ETE Araraquara entrou em operação no ano de 1999, baseada no conceito de lagoas aeradas seguidas de lagoas de sedimentação de lodo
IMG_1550.jpg

 

 

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) assinará, na próxima sexta-feira (5), a ordem de serviço que dará início ao trabalho de retirada do lodo acumulado nas lagoas de sedimentação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Araraquara.

A ETE Araraquara foi projetada na década de 1990 e entrou em operação no ano de 1999, baseada no conceito de lagoas aeradas seguidas de lagoas de sedimentação de lodo.

No início de sua operação, a ETE apresentou índices de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) superiores a 80%. Ao longo dos 20 anos de funcionamento, o acúmulo do lodo comprometeu a eficiência do tratamento que, atualmente, está removendo, cerca de 70% de DBO.

Diante dessa situação, foram realizadas duas batimetrias (medição da profundidade das lagoas com o objetivo de constatar a quantidade de material acumulado) executadas em dezembro/2017 e fevereiro/2018 respectivamente, onde se observou o acúmulo de lodo da ordem 45.000 m³ nas duas lagoas de aeração e 94.000 m³ nas duas lagoas de sedimentação.

A alternativa adotada para a remoção desses resíduos das lagoas de sedimentação será a sucção por dragagem e desidratação do lodo por meio de tubos de geotêxtil (geobag’s), com aplicação de polímeros que facilitam a separação do sólido e líquido.

O fluído resultado dessa desidratação retornará, por recalque, para as lagoas aeradas. Já as geobag’s ficarão armazenadas em um espaço que está sendo impermeabilizado para essa finalidade.

 

Serviço

Evento: Assinatura da Ordem de Serviço da retirada do lodo das lagoas de sedimentação da ETE Araraquara
Dia: 05/07
Horário: 09h30
Local: SP 255 KM 88,6

 

registrado em: ,