Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 03 / Médico de Família e Comunidade esclarece problemas relacionados ao frio

Saúde

Médico de Família e Comunidade esclarece problemas relacionados ao frio

f889429d-e524-45a2-8454-2253c6a96da8.jpg

 

Inverno exige mais cuidado com saúde de crianças e idosos

 

Segundo médico da Prefeitura, vacina contra a gripe é uma das principais armas contra infecção das vias respiratórias

 

O período de inverno exige cuidados mais intensos com a saúde das pessoas, principalmente de crianças e idosos que apresentam grau menor de imunidade contra doenças respiratórias.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na quarta-feira (3), via página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, o médico da Secretaria Municipal de Saúde, Filipe Delfini, deu dicas de prevenção contra essas doenças de inverno.

Filipe destacou a importância da vacina contra a influenza ou gripe, principalmente em crianças com até cinco anos incompletos e idosos a partir dos 60 anos de idade.

É comum neste período o surgimento de doenças respiratórias e o consequente aumento de até 40% na procura pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais da cidade, segundo o médico.

Principalmente entre fim de maio e começo de setembro, quando as temperaturas são mais amenas por conta do clima seco, há maior facilidade para a propagação dos vírus e as chamadas Ivas, ou infecção das vias respiratórias superiores.

Por isso, as pessoas chegam às UPAs com as mais variadas reclamações, como tosse, congestão nasal, coriza, febre alta e dores no corpo.

“Outro cuidado básico nesta época é lavar constantemente as mãos com água e sabão, ou álcool gel, limpar as superfícies dos locais de trabalho, se alimentar e se agasalhar melhor e procurar dormir bem, além da prática regular de exercícios físicos”, receita Filipe.

 

Outras dicas

 

Conforme acrescentou o médico, é preciso muito repouso em casos de infecções das vias respiratórias, já que uma simples gripe, ao contrário do resfriado, pode provocar sérias complicações.

Sobre as diferenças entre gripe e resfriado, Filipe Delfini explicou na entrevista que a gripe começa de repente, com febre alta, dores de garanta e tosse, por exemplo, enquanto o resfriado apresenta coriza e febre baixa, entre outros sintomas.

Além de todos os cuidados já citados, o médico ressaltou a importância da vacina contra a gripe, ou influenza, que é eficiente e não causa complicações e continua disponível na rede municipal de saúde de Araraquara.

 

 

 

registrado em: