Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 05 / Campanha contra queimadas: Defesa Civil orienta a população

Urbano

Campanha contra queimadas: Defesa Civil orienta a população

28e15828-4ece-459d-814c-34b0139271c6.jpg

 

 

Confira a entrevista na íntegra:

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/388837648644222/?t=0

 

 

Defesa Civil reitera importância da campanha contra queimadas

 

Em Araraquara, materiais alusivos ao tema são distribuídos em locais de grande aglomeração de pessoas

 

A campanha da Prefeitura contra as queimadas, realizada em parceria da Secretaria Municipal de Comunicação com o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), intensifica a distribuição do material alusivo em Araraquara.

O agente da Defesa Civil (órgão da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Luiz Dell’acqua, reitera que todo o material explicativo, como folders e folhetos, são distribuídos nos principais pontos de aglomeração de pessoas, acompanhados de orientações sobre o tema.

Em entrevista na quinta-feira (10) ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, via página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, Dell’acqua reforçou a importância da campanha, lançada em junho na cidade, e da participação popular denunciando queimadas.

“É muito importante a população compreender que é necessário combater a prática de incêndios, principalmente em terrenos mal cuidados, pelas consequências que o fogo provoca na saúde das pessoas e ao meio ambiente”, reforçou Luiz.

 

Telefones

 

O agente da Defesa Civil lembrou que a população pode denunciar ao setor de Posturas da Prefeitura, via telefone número 3301.5000, para que sejam autuados os proprietários dos terrenos abandonados. As denúncias, de forma anônima, também podem ser feitas através do telefone gratuito 0800.770.1595.

Para queimadas rurais, o número é o 0800.11.3560. Nesses casos,

também podem ser acionadas a Policia Ambiental, via 3335.7980, ou a Cetesb, 3322-2211. Para conter o fogo, basta acionar o Corpo de Bombeiros, no 193.

É importante lembrar que o denunciante precisa informar o local exato do incêndio, além de um endereço de referência, para que seja gerada a multa ambiental ao proprietário, responsável pelo imóvel.

Após a constatação oficial da queimada, as multas variam de dez a 5.000 unidades fiscais do município (UFMs). Atualmente, cada Unidade Fiscal do Município vale R$ 55,30.

Vale também reiterar que por meio das ferramentas digitais da Prefeitura (www.facebook.com/prefeituraararaquara e instagram: @prefsAraraquara), cards e vídeos explicam como evitar ou proceder para denunciar queimadas urbanas e rurais no município.

 

Amparo

 

A Diretoria de Gestão Ambiental do Daae atua com base na Lei Complementar Municipal nº 816/2011, que proíbe a queimada na zona urbana de Araraquara.

A campanha ainda ressalta os cuidados que o proprietário precisa ter com o imóvel, principalmente terrenos vazios, a quem cabe toda a responsabilidade em caso de incêndios.

 

registrado em: