Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 17 / Prefeitura inaugura Centro de Cultura Digital no Vale do Sol na sexta (19)

Trabalho

Prefeitura inaugura Centro de Cultura Digital no Vale do Sol na sexta (19)

Unidade, que fica anexa ao Cras da região, terá acesso gratuito à internet, cursos e oficinas na área da Tecnologia da Informação
centro de cultura digital - Beatriz Soler da Luz.png
 

 

A Prefeitura inaugura nesta sexta-feira (19), às 10h, o Centro de Cultura Digital “Beatriz Soler da Luz”. A unidade fica anexa ao Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do Vale do Sol, que fica na Rua José Palamone Lepre, nº 791, no Jardim Águas do Paiol.

Esse é o segundo Centro de Cultura Digital inaugurado pela Prefeitura. O primeiro, entregue em setembro do ano passado, funciona no CEU das Artes, no Jardim Indaiá, e já atendeu cerca de 180 pessoas nos cursos oferecidos.

O Centro de Cultura Digital é uma iniciativa da Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, vinculada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico.

O projeto faz parte da reestruturação do antigo telecentro do Vale do Sol, que funcionava no local com 10 computadores. O espaço irá promover a inclusão digital e o desenvolvimento local da comunidade atendida, criando oportunidades de geração de trabalho e renda. O público-alvo são jovens e adultos que buscam oportunidade profissional no mundo digital.

“Essa reestruturação é uma demanda da população, que poderá utilizar esse espaço para elaborar currículo, fazer pesquisa na internet, um curso online. Vamos oferecer cursos e oficinas livres, inclusão digital para idosos. É também uma grande oportunidade para a juventude entrar no mundo digital e entender a Tecnologia da Informação como uma ferramenta imprescindível para pensar as questões do trabalho no futuro”, afirma a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle.

O espaço também desenvolverá o projeto "Ensinando programação para crianças”, em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo).

Homenagem
Beatriz Soler da Luz, que dá nome ao Centro de Cultura Digital do Vale do Sol, nasceu em São Bernardo do Campo, em 7 de maio de 1999, e mudou-se com a mãe e a irmã para Araraquara aos 4 anos.

Convidada e acolhida pelo avô materno, viveu sua infância ao lado dos amigos no Jardim das Estações. Ela estudou no CER Eloá do Valle Quadros e nas escolas estaduais Geraldo Honorato Azzi Sachs e Professor Antônio dos Santos.

Beatriz cursava o supletivo na escola Léa de Freitas Monteiro, dedicava-se ao trabalho em uma clínica de beleza e planejava fazer faculdade de Enfermagem. Após sofrer um acidente em julho de 2015, foi submetida a uma cirurgia e faleceu três anos depois, em 2008.

registrado em: , ,