Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 19 / Empresa incubada desenvolve drone compacto para aerofotogrametria

Trabalho

Empresa incubada desenvolve drone compacto para aerofotogrametria

Projeto da empresa, que também prestam serviços de assistência técnica e consultoria, começou a ser desenvolvido do zero na Incubadora
foto02 Yulia Mesojedovas e Lucas Campanha conferem montagem do AFmapper 16jul19 Tetê Viviani.jpg

 

 

Desde outubro de 2018 atuando na Incubadora de Empresas de Araraquara, a empresa AeroFortress desenvolveu um modelo de aeronave não tripulada, asa fixa, o que possibilita maior autonomia de voo quando comparada com multirotores, ideal para trabalhos de aerofotogrametria. A aeronave capta imagens para georreferenciamento e mapeamento de grandes áreas em áreas rurais e urbanas.

Segundo os engenheiros mecânicos e sócios da startup Alexandre Sartori Augusto, de 32 anos, e Yulia Raissa Mesojedovas, 31, o projeto começou a ser desenvolvido do zero na Incubadora. “O drone AFMapper capta imagens aéreas, sendo destinado principalmente ao agronegócio, georreferenciamento e monitoramento de áreas urbanas. É uma aeronave capaz de mapear grandes áreas e neste caso uma maior autonomia de voo é fundamental para agilizar os serviços”, relata Yulia Mesojedovas.

A aeronave inovadora com equipamentos tecnológicos de ponta será entregue ao cliente com os registros legais junto à Agência Nacional de Aviação (Anac), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com garantia de três meses e suporte técnico, sem ônus, por um ano.

Outro diferencial da AeroFortress é desenvolver soluções de acordo com a necessidade do cliente. “Nosso objetivo é atender empresas, bem como o setor público, que necessitam de soluções de tecnologia envolvendo o uso de drones", acrescenta Yulia.

Também prestam serviços de assistência técnica e consultoria para homologação de aeronaves não tripuladas junto aos órgãos regulamentadores.

Para o gerente da Incubadora Lucas Campanha, a empresa possui enorme potencial nos setores sucroalcooleiro e agronegócio. “Trata-se de um produto inovador, que já despertou interesse do setor sucroalcooleiro, e possui forte presença em nossa região. A tendência é a empresa conquistar o mercado nacional em breve”, projeta o gerente.

A previsão otimista dos empresários é a inserção dos produtos aprovados e testados já para o segundo semestre de 2019.

De acordo com o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, a AeroFortress reforça o fomento de inovação da Incubadora.

“A missão da incubadora é estimular a inovação tecnológica. Por isso, AeroFortress vem ao encontro dos nossos objetivos e valoriza a pesquisa tecnológica no setor de drones”, conclui.

 

Parcerias

 

Recentemente, a AeroFortress firmou uma parceria com a empresa XD4Solutions para elaboração de projeto voltado para o agronegócio. O start do novo desafio foi a participação de ambos na feira Drone Show 2019, em São Paulo, com a exposição da aeronave AFMapper desenvolvida em Araraquara.

O primeiro modelo da AeroFortress possui asas desmontáveis. O equipamento é transportado em case proporcional a uma bagagem de mão, aceita pelas empresas de aviação comercial. O AFMapper navega a 60 quilômetros por hora e pesa 1,5 quilograma. A câmera fotográfica tem resolução de 15 Mega Pixels, e pode ser substituída conforme a necessidade do cliente.

Mais informações podem ser obtidas no site da empresa (www.aerofortress.com.br) e pelos telefones (11) 98608-4970 e (16) 3333-4989 (Incubadora).

 

 

 

registrado em: ,