Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Julho / 29 / Juventude terá programação especial no mês de agosto

Planejamento

Juventude terá programação especial no mês de agosto

Com tema “Juventude livre é juventude viva!”, Prefeitura prepara diversas atividades para marcar o dia 12 de agosto
IMG_2657.jpg

 

 

No mês de agosto, especificamente no dia 12, se comemora o Dia Internacional da Juventude e, para marcar a data, a Prefeitura Municipal, por meio da Assessoria de Políticas para Juventude, da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, preparou uma série de atividades.

 A programação, que também destacará os 11 anos do Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, inclui debates, rodas de conversas, plenárias, oficinas e eventos culturais, em diversos espaços da cidade, de 6 de agosto a 1 de setembro.

De acordo com Adriel Barbosa, Assessor de Políticas para Juventude, o tema escolhido foi “Juventude livre é juventude viva”, que propõe aos jovens o debate sobre a importância de sua liberdade, participação ativa e vivência para a sua sobrevivência em tempos nebulosos como este em que vivemos.

“Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, nós, da assessoria, elaboramos diversas atividades ao longo do mês de agosto, com a intenção de comemorar essa data e também discutir temas e alguns aspectos importantes para os jovens”, comenta Barbosa. “Hoje, a periferia tem se reafirmado como espaço produtor de expressões culturais e de ocupação dos espaços da cidade, fazendo com que muitas vezes estes se juntem numa mesma tribo, como busca de combater as violências periféricas do dia a dia. Ocupar espaços com cultura e debater juventude é uma forma de sobrevivência para os jovens nos dias de hoje. É a afirmação da juventude periférica, a sua liberdade e a sua sobrevivência que este tema busca retratar e refletir ao longo deste mês”, defende.

Toda a programação é gratuita e aberta para a sociedade. As atividades somente terão uma pausa durante o período da Facira 2019, de 21 a 25 de agosto.

 

Programação

DIAS 4, 5 E 6 DE AGOSTO

Evento: “Cinema do CJ”

Nesta semana, serão exibidos filmes escolhidos pelos jovens que frequentam o Centro da Juventude e utilizam o espaço como forma de interação. As sessões do “Cinema do CJ” terão pipoca e guaraná!

Horário: Sempre às 14h

Local: Centro da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”

 

DIA 11 DE AGOSTO

- Evento: Motocar Fest

O evento terá caráter beneficente, com a entrada mediante a doação de 2 caixas de leite integral, que serão entregues depois ao Fundo Social de Solidariedade. Será  realizado pelo  motoclube “Fala que é nois”, com apoio da Prefeitura, e contará com campeonato de som e rebaixados, além de pista liberada para práticas do “prumo no grau” (esportes de moto).

Horário: 10h às 16h

Apresentação do Prumo no grau, exposição de motos, carros rebaixados.

Local: CEAR

- Evento: Música na Estação

Horário: 17h às 22h

Apresentações: Grupo Abusadamente (funk e hiphop), Matte Pereira (R&B), Ventura (Funk + Eletrônica - show final a confirmar).

Realização: Prefeitura Municipal (Assessoria de Políticas para a Juventude)

Apoio: Grupo Abusadamente, Secretaria Municipal de Cultura, FUNDART.

 

DIA 12 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

- Evento: Ato de lançamento da Exposição itinerante “11 anos de Centro da Juventude”

A exposição itinerante “11 de anos de Centro da Juventude” apresenta uma mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo deste período, no espaço. São diversos quadros e diversos itens confeccionados por alunos e a ideia é depois percorrer também diversos espaços da cidade, mostrando um pouco do que é produzido no Centro da Juventude. A primeira passagem da exposição, no mês de agosto, é na Câmara.

Local: Saguão da Câmara Municipal

Horário: 9h

Realização: Câmara Municipal (iniciativa da Vereadora Thainara Faria) e Prefeitura Municipal (Centro da Juventude - Assessoria Especial de Políticas para a Juventude)

- Evento: Posse do Conselho Municipal de Juventude

O novo Conselho da Juventude toma posse para exercício de um mandato de 2 anos. Nesta gestão do conselho, será lançada a nova composição, mais abrangente aos movimentos da sociedade civil.

Horário: 19h

Local: Sexto-andar do prédio da Prefeitura

- Durante todo o dia 12 de agosto, serão realizadas ações nas redes sociais com o tema “Juventude livre é juventude Viva”

 

DIA 13 DE AGOSTO

Evento: Plenária “Juventude livre é juventude viva”

Serão debatidos nesta atividade os fenômenos culturais do rap e do funk, a influência da religião nas periferias e a violência policial contra o jovem, em especial contra os negros, moradores de áreas vulneráveis.

Local: Escola Estadual do Jardim dos Oitis

Horário: 11h

Realização: Grêmio Estudantil “EE Jardim dos Oitis”

Apoio: Assessoria Especial de Políticas para a Juventude

 

DIAS 14, 15 E 16 DE AGOSTO

Evento: Oficina Direitos Humanos da Juventude

Atividade oferecerá aos jovens frequentadores do espaço diversas ações voltadas para ao tema direitos humanos. A oficina ainda contará como atividade em comemoração aos 11 anos do Centro da Juventude “Enide Maria Aguiar Fracasso”.

Local: Centro da Juventude (JD Pinheiros)

Horário: A partir das 14h

Realização: Prefeitura Municipal (Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos)

 

DIAS 16, 17 E 30 DE AGOSTO

Evento: Oficina Passinhos de funk

A oficina é uma parceria da Assessoria de Políticas para a Juventude com o Coletivo Cadê Tereza. Percorrerá diversos espaços públicos da cidade, levando oficina de passinhos para a galera.

Realização: Coletivo Cadê Tereza

Apoio: Prefeitura Municipal de Araraquara (Assessoria Especial de Políticas para a Juventude)

Cronograma

16 de Agosto: Sarau Cultural, Varal de Poesias e lançamento da Oficina de Passinhos de funk na Praça Pedro de Toledo e do Projeto “Coração de uma Mina Preta”, da artista Sue, que acontecerá também em três territórios prioritários nos próximos meses: São Rafael, Vale Verde e Oitis.

17 de Agosto: Oficina de Passinhos de funk na Quadra do Hortênsias
Horário: 14h

30 de Agosto: Oficina de Passinhos de funk no Céu das Artes
Horário: 18h

 

DIA 28 DE AGOSTO

Evento: Ato e celebração pelos 11 anos do Centro da Juventude Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso

Neste dia será realizada uma celebração no Centro da Juventude em comemoração aos 11 anos do equipamento público, com a junção de todas as turmas de jovens que frequentam o espaço.

Local: Centro da Juventude (Jd. Pinheiros)

Horário: 15h

Realização: Prefeitura (Assessoria Especial de Políticas para a Juventude)

 

Evento: Roda de Conversa “Mulheres no funk”

Temática cada vez mais presente no debate, participam desta roda, diversas funkeiras locais num debate sobre a mulher dentro do espaço da cultura funk, visando debater e discutir formas de inserir mais as mulheres para dentro desta temática e debater linhas de combate ao machismo e a opressão que o ritmo ainda contém internamente.

Local: Centro de Referência da Mulher

Horário: 18h

Realização: Prefeitura Municipal (Assessoria Especial de Políticas para a Juventude), Coletivo Cadê Teresa, Grupo Abusadamente

 

29 DE AGOSTO

Evento: Plenária “Construindo entidades dentro do Movimento Estudantil”

A plenária contará com a participação de diversas lideranças dos movimentos estudantis de Araraquara e regionais, e é um aquecimento para o Congresso da União Estadual dos Estudantes de São Paulo.

Local: Área Externa do Centro de Referência da Mulher/LGBT”

Horário: 19h

Realização: Prefeitura Municipal de Araraquara (Assessoria Especial de Políticas para a Juventude)

 

DIAS 30 E 31 DE AGOSTO E 1 DE SETEMBRO

Evento: 41º Congresso da União Estadual dos Estudantes com tema “Uma História de luta pela educação e liberdade”

Neste evento, Araraquara recebe estudantes de todo o estado para debater os rumos da educação, do movimento estudantil e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo.  Além de tirar uma carta tese para entidade nos próximos dois anos, é eleita neste congresso também, a sua nova diretoria.

Local: Diversos pontos da cidade - programação completa e detalhes: https://www.conueesp.com.br/

Realização: UEE-SP

Apoio: Prefeitura Municipal (Assessoria Especial de Políticas para a Juventude)

registrado em: ,