Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 17 / Integrantes de programa social participam de 1ª Feira Cultural Indígena de Araraquara

Trabalho

Integrantes de programa social participam de 1ª Feira Cultural Indígena de Araraquara

A iniciativa de participação partiu dos próprios beneficiários com o total apoio da Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária
foto03 Beneficiárias de programa social da Prefeitura  atuam na Feira Indígena realizada no Cear.jpg

 

 

Com experiência adquirida na área de alimentação e vendas, 27 beneficiários do Programa de Incentivo à Inclusão Social, o PIIS - Frentes da Cidadania, participaram da primeira vivência como empreendedores solidários, com venda de bolos, na 1ª Feira Cultural Indígena de Araraquara, realizada na sexta-feira (14) e no sábado (15), no Centro de Eventos de Araraquara (Cear).

O desafio para eles foi o de vender produtos que eles mesmos produziram, de forma solidária, colocando em prática os encontros sobre economia solidária e seguindo os ensinamentos do curso de Alimentação, além de definirem os preços de varejo, conforme as aulas do curso de Vendas. A manipulação dos bolos ocorreu na cozinha piloto do Espaço Kaparaó.

“Deu certo. Todo o estoque foi vendido”, relata a assistente social Giovana Batista de Carvalho, que atua no Espaço Kaparaó.

“A iniciativa de participação partiu dos próprios beneficiários com o total apoio da Coordenadoria de Economia Criativa e Solidária, ligada à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, bem como da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social”. 

Os alunos arrecadaram os ingredientes, com ajuda dos vereadores da Câmara local, apoio de supermercados e comunidade, para tanto elaboraram ofício e produziram 100 bolos inteiros com os sabores de fubá, milho, leite ninho e chocolate (formigueiro), e 104 bolos em pedaços.

Durante os dias de Feira, “eles se revezaram no atendimento ao balcão e, antes de terminar, a o estoque dos novos vendedores estava zerado, inclusive com vendas em pedaços de bolo também”, comemorou Giovana.

Agora, na sequência do PIIS, o grupo fará o curso de Soluções em Gestão, ministrado pelo Sebrae, a partir do dia 24, das 18h às 22h, na sede do órgão.
Vendedoras

Vinda do estado de Alagoas, a beneficiária Leila Elisabete da Silva Firmino agradeceu a oportunidade de integrar o grupo do PIIS. “É minha primeira experiência e fiquei feliz de participar da Feira. Aprendi muito e quero ser vendedora”, projeta confiante. Outra beneficiária, Neusa Valéria Amaral da Silva afirma que a participação na Feira mostrou resultados práticos e positivos. “Nosso grupo se uniu, produziu os bolos e vendeu tudo”.

A experiência na Feira pode ser um passo importante para o futuro de Juceli Andréia da Silva Alves. “Foi ótima e estou disposta a levar essas oportunidades para frente”, enfatiza.

 

registrado em: , ,