Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 19 / Oficinas, debates, discussões, ensaios abertos: Semana Luís Antonio fomenta conhecimento

Cultura

Oficinas, debates, discussões, ensaios abertos: Semana Luís Antonio fomenta conhecimento

Luís Antonio Martinez Corrêa - 3 - 1987 - THEATRO MUSICAL BRAZILEIRO 1914-1945.jpg

 

Uma programação com diversas atividades complementa a agenda já divulgada pela Semana Luís Antonio Martinez Corrêa: são as contrapartidas dos grupos locais que participam desta edição por meio da seleção realizada via edital “Fomento” ou convite.

Oficinas e workshops, discussão sobre o processo, debates após o espetáculo e ensaios abertos serão realizados com a participação: Núcleo Menino Andante, Cia. Tal Tatu, Subvercia, Grupo Berlinda, Grupo Terra e Núcleo de Artes Cênicas – SESI. Toda a programação é gratuita e é necessária a realização de inscrição prévia, que pode ser realizada na Casa da Cultura.

 

Ensaios abertos – Estão programados três ensaios abertos no Teatro Wallace Leal, com a Cia. Tal Tatu e a Subvercia, sem necessidade de inscrição. Os ensaios são destinados a maiores de 14 anos e comportarão um público de 30 pessoas em cada um deles.

A SubverCia apresenta “Corpo São, Mente Insana” na terça-feira, 18 de junho, em dois horários: 10 e 14 horas. Já a Cia. Tal Tatu, na quarta-feira, 19 de junho, às 9 horas, apresenta “As Filhas da Deusa” e os interessados poderão participar do alongamento/aquecimento antes do início das atividades voltadas para criação. Após os ensaios será aberto um debate com o público com o intuito de ouvir as percepções gerais e manter uma linha de construção-criativa com o espectador.

 

Oficinas - Três oficinas estão no programa e as inscrições estão abertas, devendo ser realizadas presencialmente na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa.

A Cia. Tal Tatu realiza duas oficinas: “O ato de contar uma história”, na segunda-feira, 24 de junho, das 8 às 12 horas; e “Teatro, o despertar do corpo pela memória” na terça-feira, 25 de junho, das 9 às 12 horas. Ambas serão realizadas no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues.

“O ato de contar uma história” tem o intuito de estimular a criatividade e desenvolver as técnicas básicas de contação de histórias a partir de objetos aleatórios. Com 30 vagas, a oficina é oferecida ao público em geral, maior de 15 anos, principalmente a estudantes de teatro e artes cênicas.

A oficina “Teatro, o despertar do corpo pela memória” utilizará técnicas de Constantin Stanislavski e Augusto Boal, trabalhando o corpo a partir de alongamento e aquecimento, seguidos por dinâmicas relacionadas ao tema “Memória”. Jogos para atores e não-atores serão introduzidos para despertar os sentidos da principal ferramenta no palco: o corpo humano. Podem participar interessados maiores de 14 anos – são 30 vagas.

Já o Núcleo Menino Andante realiza o workshop de dramaturgia “A vivência pessoal e a pesquisa temática transformadas em ficção”, será na quarta-feira, 26 de junho, na Casa da Cultura, com início às 16 horas e com três horas de duração. São 20 vagas destinadas a interessados em dramaturgia em geral, a partir de 15 anos.

No workshop do Menino Andante os participantes farão um exercício de escrita dramatúrgica, tal como foi o processo de escrita do espetáculo “Forasteiro da Liberdade”. A proposta é criar uma ficção curta, a partir de uma vivência pessoal com acontecimento marcante, unido a uma temática de interesse para pesquisa e trabalho.

 

Discussões e debates – O Grupo Berlinda propõe uma discussão sobre o processo da montagem de “Coma à Vontade” na quarta, 26 de junho, às 14 horas, na Casa da Cultura. A atividade, com 30 vagas, será conduzida por Vita Pereira, abordando o tema “Mulheres na arte no interior” e é destinada a interessados em geral, maiores de 16 anos.

Também estão programados debates após a apresentação de alguns espetáculos: “Aterra”, com Grupo A Terra, no dia 23 (teatro do Sesi); “As Filhas da Deusa”, com Cia. Tal Tatu, dias 23 e 26 (Teatro Wallace Leal e Senac Araraquara); “Corpo São, Mente Insana”, com Subvercia, dias 24 e 27 (CEU das Artes e Teatro Wallace Leal); e “Migraaaantes”, com Núcleo de Artes Cênicas – SESI (teatro do Sesi).

Toda a programação é gratuita. A Semana Luís Antonio é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município) - em parceria com o Sesc-Araraquara, Sesi-Araraquara e Senac Araraquara. O evento recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura). A programação da Semana Luís Antonio pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara.

 

Programação “Contrapartida” da Semana Luís Antonio:

 

- Ensaios abertos:

  • Terça-feira (18/06) – 10 e 14 horas

Corpo São, Mente Insana”, com Subvercia

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

  • Quarta-feira (19/06) – 9 horas:

“As Filhas da Deusa”, com Cia. Tal Tatu

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

 

- Oficinas e wokshops:

  •  Segunda-feira (24/06) - 8 horas:

Oficina “O ato de contar uma história”, com Cia. Tal Tatu (30 vagas)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

  • Terça-feira (25/06) - 9 horas:

Oficina de teatro – “Teatro, o despertar do corpo pela memória” (30 vagas)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

 

  • Quarta-feira (26/06) - 16 horas:

Workshop de dramaturgia “A vivência pessoal e a pesquisa temática transformadas em ficção”, com Núcleo Menino Andante (20 vagas)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa - Sala D1 (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

- Discussão sobre o processo:

  •  Quarta-feira (26/06) - 14 horas:

“Coma à Vontade”, com Grupo Berlinda (Bate-papo com Vita Pereira - Mulheres na arte no interior)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro) -

  

- Debates após espetáculo

 23/06: “Aterra”, com Grupo A Terra (Sesi)

23 e 26/06: “As filhas da Deusa”, com Cia. Tal Tatu (Teatro Wallace Leal e Senac Araraquara)

24/06 e 27/06: “Corpo São, Mente Insana”, com Subvercia (CEU das Artes e Teatro Wallace Leal)

24/06: “Migraaantes”, com Núcleo de Artes Cênicas – SESI (Sesi)

 

- Programação gratuita

Inscrições: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa - Rua São Bento, 909 – Centro

 

 

registrado em: ,