Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 25 / PAT atenderá em novo endereço a partir de 15 de julho

Trabalho

PAT atenderá em novo endereço a partir de 15 de julho

Vagas de emprego disponíveis na cidade também podem ser consultadas na internet e os currículos cadastrados por e-mail
PAT.jpg

 

O Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) de Araraquara, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e prestador de serviços gratuitos em parceria com o Governo do Estado, estará em novo endereço a partir do dia 15 de julho, no Centro de Formação Profissional Professor Lourenço Arone - Escola de Serralheiros. O Banco do Povo, que oferece a oportunidade de novos empreendimentos para microempresários, também passará a atender na nova sede.

O PAT, que faz a intermediação entre trabalhadores desempregados ou a procura de nova colocação e empresas que possuem vagas disponíveis no mercado de trabalho, funcionará na sua sede atual, no Centro Administrativo e Social “Weenis Dias Macieira”, no Cear, somente até esta quinta-feira (27). Depois disso, haverá a necessidade da interrupção do serviço para que seja feita a mudança do seu sistema de internet, que é cedida pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, parceira do PAT.

De acordo com a coordenadora executiva do Trabalho e de Economia Solidária, Camila Capacle Paiva, durante os 15 dias em que os serviços estarão suspensos serão realizadas ações de requalificação dos servidores e reorganização dos fluxos de trabalho. “Nossa meta é voltar com novas propostas para atender as empresas com mais eficiência e oferecer cada vez mais vagas à população”, afirma Camila.

O prédio do Cear foi alugado pela Prefeitura na gestão passada e lá funcionavam vários equipamentos públicos. Porém, devido às suas condições insalubres, havia uma indicação do Ministério Público para que os servidores ali permanecessem por no máximo 6 horas, das 7 às 13 horas. Levando em conta essas condições inadequadas de trabalho e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público que determina o cumprimento pelo servidor da sua carga horária contratual, a mudança de todos os equipamentos que funcionavam no local fez-se necessária e urgente.

“O PAT e o Banco do Povo estão sendo transferidos para um prédio público que, além da economia com o valor do aluguel, oferece melhores condições de trabalho e também de atendimento. Com a mudança, vamos conseguir atender a população nos períodos da manhã e da tarde, mas os horários estão sendo definidos e serão divulgados nos próximos dias. Além disso, o prédio já abriga o Centro de Formação - Escola de Serralheiro, que reúne outros projetos de qualificação profissional que vão engrandecer o trabalho do PAT, entre eles a sala de informática para inclusão digital e oficina de serralheira”, exemplifica a coordenadora. “Procuramos espaço no centro da cidade, mas os preços de casas que poderiam comportar o PAT eram exorbitantes. Optamos por um  espaço onde já temos projetos; assim podemos também otimizá-los”, completa.

O Centro de Formação Professor Lourenço Arone - Escola de Serralheiros, que vai abrigar o PAT, fica na Av. Nabor Rodrigues dos Santos, no 467, no Jardim dos Manacás, na avenida paralela à do Shopping Jaraguá, a Avenida Rodrigo Fernando Grillo.  A linha de ônibus que dá acesso ao local é a Rodorib, com duas opções de parada, tanto na ida quanto na volta: em frente à Unip (semáforo com faixa) e em frente ao Shopping Jaraguá (passarela).  Destes pontos de ônibus ao PAT, a distância é inferior a dois quarteirões, sendo o acesso bem facilitado.

Além disso, pensando na dificuldade das pessoas que estão sem desemprego de custear o transporte coletivo para deslocamento, o PAT de Araraquara, desde janeiro de 2019, passou a receber currículos via e-mail (curriculopatararaquara@gmail.com) para as vagas que estão disponíveis. Isso diminuiu consideravelmente o atendimento presencial nos últimos meses.

“Esse serviço facilitado pela internet, apenas o posto de Araraquara oferece. Foi uma iniciativa dos servidores do PAT local e têm dado muitos resultados positivos. Além disso, é sempre bom lembrar que diariamente disponibilizamos as vagas para a imprensa local, além de publicá-las nas nossas redes sociais e da Prefeitura”, enfatiza Camila, acrescentando que, também por inciativa dos servidores, o PAT local vai lançar em breve um aplicativo para smartphones que facilitará ainda mais o acesso às vagas de emprego abertas na cidade.

O foco é diminuir o tempo de espera do trabalhador sem emprego que busca uma colocação no mercado. Assim, os candidatos podem procurar o PAT pessoalmente, levando sua Carteira de Trabalho, RG e CIC, ou se preferirem, podem cadastrar seus currículos por e-mail (curriculopatararaquara@gmail.com).

Ainda é possível, tanto os trabalhadores quanto as empresas que possuem vagas podem se cadastrar através do site maisemprego.mte.gov.br

registrado em: ,