Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 25 / Programa Jovem Cidadão: a importância da oportunidade

Trabalho

Programa Jovem Cidadão: a importância da oportunidade

10566055-ef04-46cc-999c-0b511dffc845.jpg

 

Programa ‘Jovem Cidadão’ oferece oportunidade de estágio e quebra barreira do primeiro emprego

 

Junto com estagiários de 2018, novos integrantes passam esta semana por processo de qualificação sobre funcionamento da Prefeitura

 

Desde a semana passada, a Prefeitura de Araraquara conta com mais 50 estagiários do programa ‘Jovem Cidadão’ – 30 estudantes de ensino médio, oito de ensino técnico e 12 de curso superior. O programa criado pelo prefeito Edinho na sua primeira administração, retornou em 2017 para oferecer estágio remunerado para que jovens não abandonem seus estudos e possam, por meio dos conhecimentos adquiridos na gestão pública, quebrar a barreira do primeiro emprego.

Esta semana, junto com 91 estagiários de 2018, os novos integrantes passam por uma fase de treinamentos para conhecer a estrutura de funcionamento da administração municipal, antes de iniciar como colaboradores da Prefeitura por período determinado.

Em entrevista ao ‘Canal Direto com a Prefeitura’ (programa que vai ao ar de segunda a sexta, às 18h30, na página do Facebook da Prefeitura), o assessor de Políticas Públicas para Juventude, Adriel Barbosa, e Igor Emílio da Hora Silva, um dos integrantes há quase um ano do ‘Jovem Cidadão’, destacaram a importância do programa.

“Num período de muito desemprego, em que as empresas exigem cada vez mais experiência profissional no mercado de trabalho, a Prefeitura oferece essa possibilidade para a juventude de Araraquara”, disse Adriel.

Como um programa inter setorial, o ‘Jovem Cidadão’ é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, cabendo ao RH da Prefeitura (setor de Recursos Humanos) a organização burocrática e à Assessoria de Juventude o processo de formação.

“Por isso, a Assessoria está fazendo agora a qualificação destes 50 estagiários, para que eles possam iniciar suas atividades nas várias esferas da administração, a exemplo dos 91 estagiários anteriores”, explicou Adriel.

Ainda de acordo com o assessor da Juventude, cada estagiário será capacitado para atender melhor o público, usuários dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura, entre outras atribuições.

 

Assimilação

 

Desde agosto de 2018 atuando na Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), o estudante do 4º ano de Jornalismo da Uniara, Igor Emídio da Silva, explicou que um dos motivos de sua inscrição ao programa foi tentar assimilar como é o funcionamento da máquina pública.

Atuando na produção conjunta de textos e vídeos, Igor acrescentou que sua curiosidade anterior também era saber como funciona a Redação da Secom.

“O estágio no serviço público é uma oportunidade única e uma experiência que se pode levar para toda a vida profissional, porque muda até a forma de pensar nossas ações junto à sociedade”, ressaltou Igor.

Vale destacar, conforme os editais, que o programa ‘Jovem Cidadão’ tem validade de um ano, podendo ser prorrogado caso o estagiário ainda esteja na condição de estudante no período.

 

 

registrado em: