Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 28 / Encontro técnico visa ampliar acolhimento aos idosos

Notícias

Encontro técnico visa ampliar acolhimento aos idosos

foto02 Encontro reuniu profissionais da assistência social e saúde 28jun19 Tetê Viviani.jpg

 

 

O Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, com apoio da Prefeitura, promoveu o 1º Encontro Técnico com o tema "O que importa para você?". O evento, realizado nessa sexta-feira (28), reuniu profissionais da assistência social e da saúde no auditório da Universidade Paulista (Unip).

Durante a abertura do evento, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Silvia Sampaio Carmagnani, destacou a importância da capacitação técnica. “Eu espero que este encontro seja o primeiro de uma série que visa melhorar o acolhimento, implantar mudanças de paradigmas e alcançar cada vez mais bons resultados ”, enfatizou.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, a população idosa está em expansão no estado e na cidade. O desafio é capacitar profissionais para atender esta demanda.

“Os idosos têm uma linda história na família e a memória deve ser preservada. No estado de São Paulo, eles representam 12% dos habitantes, já em Araraquara ele ocupam um pouco mais de 17% da população. Por isso, é importante o conhecimento técnico dos profissionais, a união de todas as secretarias municipais para implantar um projeto unificado de Políticas Públicas para os idosos”, propôs a secretária.

“Realmente Araraquara está acima da média nacional referente aos idosos. Necessitamos da integralidade de todas as ações para vencermos o desafio e subsidiar as famílias com inclusão social e qualidade de vida”, acrescentou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa.

Palestras

Em dois períodos, manhã e tarde, o encontro teve palestras, grupos de trabalhos e atividades culturais com dança e terapia.

Também colaboraram com o evento, compartilhando conhecimentos, a professora doutora Maria Júlia Paes, a professora doutora Maria Isabel Sampaio Carmagnani e a psicóloga Adriana Souza Túbero.

 



O que importa para você?

Com o objetivo simples: encorajar conversas profundas e significativas entre pacientes, cuidadores da familiares e profissionais da área da saúde surgiu na Noruega, em 20014, o movimento O que importa para você? O lema é pergunte o que importa, ouça o que importa e faça o que importa. A comemoração mundial é no dia 6 de junho.

registrado em: , ,