Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 28 / Semana Luís Antonio se encerra neste sábado (dia 29)

Cultura

Semana Luís Antonio se encerra neste sábado (dia 29)

Programação apresenta espetáculo "Corte de Verbas" e cortejo junino PhUÁ da Luz Junina - confira!
luis_ant_nio_martinez.jpg

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa chega ao fim neste sábado, dia 29!

Depois de nove dias intensos de programação cênica, o festival se encerra.

O último espetáculo da Semana é “Coma à Vontade”, com foco na improvisação cênica. A Cia. Improvisoria de Teatro, às 17 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, apresenta o espetáculo em que dois executivos de uma grande empresa são obrigados a reduzir o orçamento e preparam uma demissão em massa.

São tempos de crise e eles decidem iniciar o corte de verbas pela cultura, demitindo todos os atores até que só sobre um. O público é convidado a votar nas cenas que mais gostou, ajudando a decidir quem sobreviverá aos jogos teatrais dessa selva corporativa. “Corte de Verbas” tem direção de Danilo Forlini e Tainah de Azevedo.

Depois, para o encerramento de toda a programação da Semana Luís Antonio, será realizado o cortejo junino “PhUÁ da Luz Junina”, na Praça da Independência (Jardim Público), com concentração a partir das 18 horas. Dois estandartes - de blocos até então carnavalescos – se unem para celebrar a cultura e os santos juninos e, mais uma vez, ocupar o espaço público com a comunidade... tudo ao som do forró!

O PhUÁ da Luz Junina tem organização dos blocos Cordão da Luz Divina e Petit PhUÁ, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e o cortejo chega com a intenção de resgatar o patrimônio cultural, que é a festividade junina, - aqui, o desfile dos estandartes de cada bloco conduzem o público pela praça, dançando e celebrando os santos e a festa. Realizada no Dia de São Pedro e São Paulo, a festa democrática terá concentração a partir das 18h e o forró terá início às 19h, seguido pelo cortejo dos blocos, às 19h30, com previsão de encerramento às 21h. A música do cortejo será feita pela banda araraquarense Forró da Morada.

Toda a programação é gratuita e os ingressos para o espetáculo começam a ser distribuídos uma hora antes da apresentação.

A Semana Luís Antonio é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município) - em parceria com o Sesc-Araraquara, Sesi-Araraquara e Senac Araraquara. O evento recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura). A programação da Semana Luís Antonio pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara e é toda gratuita.

 

 #slamc2019

Dia 29 – sábado

17h – “Corte de Verbas”, com Cia. Improvisória de Teatro

Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485 - Centro)

 

18h – Phuá da Luz Junina

Local: Praça da Independência – Jardim Público (cruzamento da Rua 5 com a Av. 15 de Novembro - Centro)

 

Improvisação teatral marca o último espetáculo da 31ª Semana Luís Antonio

 Corte de Verbas - Improvisoria.jpg

- Espetáculo “Corte de Verbas”, com a Cia. Improvisoria de Teatro, é atração no sábado, às 17 horas, no Teatro Wallace Leal; público vota e ajuda decidir quem sobreviverá aos jogos teatrais

 

A Cia. Improvisoria de Teatro fecha a programação dos espetáculos da 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa neste sábado, 29 de junho, às 17 horas, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, com “Corte de Verbas”. Os ingressos são gratuitos.

“Corte de Verbas” é um espetáculo de improvisação teatral. Dois executivos de uma grande empresa são obrigados a reduzir o orçamento e preparam uma demissão em massa. São tempos de crise e eles decidem iniciar o corte de verbas pela cultura, demitindo todos os atores até que só sobre um.

O público é convidado a votar nas cenas que mais gostou, ajudando a decidir quem sobreviverá aos jogos teatrais dessa selva corporativa.

Com direção de Danilo Forlini e Tainah de Azevedo, o espetáculo apresenta em seu elenco: Alan Oliveira, Danilo Forlini, Fernando Mota, Fred Negrini, Guilherme Mansur, Guilherme Papa, Isabela Lia, Julia Gobatti, Julia Schmidt, Larissa Cristina, Luan Ribeiro, Lucas Iani, Lucas Villa, Mariana Mota, Patricia Merussi, Raul Vaz, Rian Santos, Tainah de Azevedo e Vitor Hugo Oliveira.

Vale lembrar que o encerramento de toda a programação da Semana Luís Antonio será realizado também no sábado, com o cortejo junino “PhUÁ da Luz Junina”, na Praça da Independência (Jardim Público) - concentração a partir das 18 horas.

Para “Corte de Verbas” Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início. O Teatro Wallace Leal está localizado na Av. Espanha, 485, no Centro.

 

Ficha Técnica

Criação e produção: Cia. Improvisoria de Teatro

Gênero: Comédia de improvisação

Direção: Danilo Forlini e Tainah de Azevedo

Elenco: Alan Oliveira, Danilo Forlini, Fernando Mota, Fred Negrini, Guilherme Mansur, Guilherme Papa, Isabela Lia, Julia Gobatti, Julia Schmidt, Larissa Cristina, Luan Ribeiro, Lucas Iani, Lucas Villa, Mariana Mota, Patricia Merussi, Raul Vaz, Rian Santos, Tainah de Azevedo e Vitor Hugo Oliveira

Produção executiva: Carolina Gierwiatowski

Música: Fred Negrini

Fotografia: Patrícia Merussi

Site oficial: Improvisoria.com

Recomendação etária: Livre

Duração: 100 minutos

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta Corte de Verbas”, com Cia. Improvisoria de Teatro

Dia: 29 de junho (sábado)

Horário: 17 horas

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 - Centro)

Classificação: livre

Grátis

 

Cortejo junino PhUÁ da Luz Junina: sábado tem celebração com forró na Praça da Independência

 Phua da Luz Junina oficial.jpg

Cordão da Luz Divina e Blocos Petit PhUÁ se unem para celebrar a cultura junina e encerram a programação da Semana Luís Antonio

 

Dois estandartes - de blocos até então carnavalescos – se unem neste sábado, 29 de junho, para celebrar a cultura e os santos juninos e, mais uma vez, ocupar o espaço público com a comunidade... tudo ao som do forró: é o PhUÁ da Luz Junina! O evento gratuito tem organização dos blocos Cordão da Luz Divina e Petit PhUÁ, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O cortejo junino inédito será realizado na Praça da Independência/Jardim Público, localizado no início do Bulevar dos Oitis, na Rua 5 com Av. 15 de Novembro, no Centro, a partir das 18 horas, marcando o encerramento da 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa.

O PhUÁ da Luz Junina chega com a intenção de resgatar o patrimônio cultural, que é a festividade junina, e traz o foco no cortejo junino diferindo de uma festa ou quermesse. Trata-se de um desfile onde os estandartes de cada bloco conduzem o público pela praça, dançando e celebrando os santos e a festa.

Kleber Fonseca, da equipe organizadora, conta que, além da questão da ocupação do espaço público, da realização do cortejo e da valorização da cultura junina, também foi pensada a valorização das praças da cidade. “Por isso escolhemos a Praça da Independência, a primeira praça da cidade inaugurada em 1º de janeiro de 1889”, aponta.

Realizada no Dia de São Pedro e São Paulo, a festa democrática terá concentração a partir das 18h e o forró terá início às 19h, seguido pelo cortejo dos blocos, às 19h30, com previsão de encerramento às 21h. A música do cortejo será feita pela banda araraquarense Forró da Morada, conta Juliano Machado, também organizador do evento. “Achamos fundamental ter uma banda da cidade pois é muito significativo envolvimento afetivo dos artistas com o evento criado de forma especial para homenagear a cidade”, explica.

Um tema junino criado especialmente para o evento - com composição de Weber Fonseca, idealizador do PhUÁ da Luz Junina, e de Denis Corbi, do Forró da Morada – permeará a festa contando sobre a união dos blocos e os santos homenageados. “Eu escrevi alguns versos, em forma de quadra e compartilhei com o Denis, que acrescentou outros elementos, como a citação a São Bento, padroeiro da cidade. Além disso, músico exímio, fez a melodia”, conta Weber.

Também, o PhUÁ da Luz Junina chega com uma identidade visual produzida por Marina Amaral - ela criou uma logomarca especial para o evento, juntando elementos dos dois blocos. “Escolhemos uma combinação de cores que diferenciasse os dois blocos e que trouxesse os valores campesinos, os valores da terra que está na origem destes festejos”, diz Marina, também à frente da produção.

Os estandartes dos blocos vêm sendo produzidos com muito esmero. Dani Perez, que já assina os estandartes do Petit PhUÁ, está transformando a marca em um estandarte especial que sairá em cortejo junto com os outros dois. “O diferencial do estandarte é que ele é também o mastro dos Santos, um símbolo clássico de todas as festas juninas. Em vez de fazer o ritual do levantamento do mastro, faremos os Santos desfilarem pela praça”, explica.

A festa, que conta com o apoio da Imobiliária São Paulo, terá a participação do Lar Escola Rita Maria de Jesus, com as barracas que irão comercializar comidas e bebidas. Quentão, vinho quente, pipoca, cachorro quente, pastel, refrigerante, água e cerveja estão previstos no cardápio.

Encerrando a programação da Semana Luís Antonio, o PhUÁ da Luz Junina aguarda toda a comunidade e, especialmente, os artistas e pessoas envolvidas na realização da Semana, para celebrar junho – um mês tão especial na programação cultural de Araraquara. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

PhUÁ da Luz Junina - Cortejo Junino

Local: Praça da Independência (Av. 15 de Novembro, entre as ruas 4 e 5 - Centro de Araraquara)

Data: 29 de junho

Horário: concentração a partir das 18 horas

Grátis

 

 

 

 

registrado em: ,