Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / 28 / Sexta com Grupo Espanca! na Semana Luís Antonio

Cultura

Sexta com Grupo Espanca! na Semana Luís Antonio

Grupo mineiro apresenta espetáculo "Real", às 20 horas, no Centro Internacional de Convenção (entrada grátis), além de ministrar oficina e participar do "Café de Investigação" - tudo hoje!
real 1.jpg

 

Mais um grupo mineiro, de Belo Horizonte, chega para a programação da 31ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa: nesta sexta-feira, 28 de junho, a programação destaca o trabalho do Grupo Espanca!, com diversas atividades gratuitas – oficina, Café da Investigação e o espetáculo “Real”.

Logo no início da tarde, a partir das 14 horas, os integrantes do Grupo Espanca! ministram uma oficina para atores e interessados em artes cênicas na Casa da Cultura. As inscrições foram abertas na última semana e as vagas já estão preenchidas.

Depois, às 18 horas, no Palacete das Rosas, a companhia é a convidada do “Café da Investigação” – atividade tradicional da Semana Luís Antonio que busca incentivar trocas entre os convidados, grupos artísticos locais e espectadores. A pauta do convidado é norteada pela criação cênica, e também o processo de produção do convidado. O bate-papo acontece de forma informal, deixando os participantes à vontade com o convidado. Para o “Café da Investigação” não é necessária a inscrição prévia: basta chegar e participar.

Vale lembrar que no Palacete das Rosas está a exposição fotográfica “Três décadas de teatro em Araraquara pelas as lentes de Luiz Rocateli” - primeiro fotógrafo a registrar as peças teatrais de Araraquara. O público do Café da Investigação está convidado a prestigiar o trabalho.

Fechando a programação da sexta-feira, o Grupo Espanca! apresenta o espetáculo “Real”, às 20 horas, no Centro Internacional de Convenção, com entrada gratuita. O local foi escolhido para contemplar um público grande, sem necessidade de permanência em filas – o espetáculo tem classificação para 16 anos.

 

Espetáculo - “Real” é um programa composto por quatro peças de curta duração, criadas a partir de acontecimentos que marcaram a sociedade brasileira recentemente: um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina policial.

Apresentadas em sequência na mesma noite, estas obras compõem uma espécie de “revista política” sobre o país. “Inquérito”, de Diogo Liberano, teve a direção de Gustavo Bones. “O Todo E As Partes”, escrito por Roberto Alvim e dirigido por Eduardo Félix, utiliza princípios do teatro de bonecos. “Parada Serpentina” partiu de imagens, estudos de movimentos e é fruto da criação coletiva deste elenco. Marcelo Castro é o diretor de “Maré”, escrito por Márcio Abreu. O espetáculo tem direção geral de Gustavo Bones e Marcelo Castro.

A Semana Luís Antonio é uma realização da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município) - em parceria com o Sesc-Araraquara, Sesi-Araraquara e Senac Araraquara. O evento recebe o apoio do governo federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundo Nacional da Cultura e Ministério da Cidadania (Secretaria Especial da Cultura). A programação da Semana Luís Antonio pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara e é toda gratuita.

 

Ficha Técnica

Textos: Diogo Liberano, Marcio Abreu e Roberto Alvim; direção de Gustavo Bones e Marcelo Castro

Elenco: Alexandre de Sena, Allyson Amaral, Aristeo Serra Negra, Gláucia Vandeveld, Gustavo Bones, Karina Collaço, Leandro Belilo e Michelle Sá

Direção Geral: Gustavo Bones e Marcelo Castro

Coordenação de Produção: Aline Vila Real

Cenografia: Adriano Mattos, Ivie Zappellini e Grupo Arquitetura Tradução (Ana Cecília Souza, André Victor, Jéssica de Castro, Maria Soalheiro, Rita Davis)

Iluminação: Edimar Pinto

Figurino: Gustavo Bones e Helaine Freitas

Projeto Gráfico: Estúdio 45Jujubas

Fotos: Guto Muniz

Realização: Espanca!

Recomendação etária: 16 anos

Duração: 120 minutos

 

SERVIÇO:

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa apresenta “Real”

Dia: sexta-feira (28 de junho)

Horas: 20 horas

Local: Centro Internacional de Convenção

Grátis - retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo

 

  • E mais:

14h às 17h: Oficina com integrantes do Grupo Espanca (SLAMC) - Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa

18h: Café de Investigação, com integrantes do Grupo Espanca (SLAMC) - Palacete das Rosas

 

Programação gratuita

 

registrado em: ,