Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 15 / Escritora portuguesa ministra oficina para professores de rede municipal

Cultura

Escritora portuguesa ministra oficina para professores de rede municipal

Oficina atende a um público inscrito previamente, formado por: professores, estudantes e pedagogos voltados à área de ensino de literatura e língua portuguesa
Oficina Sesc professores.jpeg

 

A escritora portuguesa Profª Ana Meireles, do espaço cultural Fábrica das Histórias de Torres Vedras, é uma das convidadas do projeto Arte ao Centro e vem ministrando nesta semana, de 15 a 17, uma Oficina Ócios do Ofício direcionada para professores da rede municipal. A atividade está sendo realizada pelo Sesc Araraquara, parceiro do evento realizado pela Prefeitura de Araraquara e Fundart.

De acordo com a escritora, a oficina “Ócios do Ofício” está ancorada na ideia de que a imaginação é como um músculo, ou seja, treina-se.  “Parte do pressuposto que é nas escolas, trabalhando a fantasia, que se consegue abrir portas e janelas para libertar a inteligência criativa e o comportamento criador das crianças e jovens, ferramentas fundamentais na conquista de uma sociedade que se pretende fundada na ética, na pluralidade e na liberdade”, explica.

Ana Maria Meireles, natural de Lisboa, vive e trabalha na cidade de Torres Vedras, em Portugal. O projeto Arte ao Centro propõe um intercâmbio cultural entre artistas de Torres Vedras e Araraquara, por isso a artista está em Araraquara.

A escritora portuguesa possui uma carreira de sucesso, com vários prêmios recebidos por livros publicados, direcionados principalmente à crianças e jovens. Entre suas obras, destacam-se: livros escolares, roteiro para cinema e peça teatral. No conjunto de livros editados, destacam-se alguns, como: “Baunilha e Chocolate”, indicado para o Unesco Prize for Children and Young People Literature in Service of Tolerance; e “Guardei as Lágrimas no Bolso”, indicado para o Quadro de Honra do International Books on Board for Young People.

Bacharel em Ciências da Educação, Ana é  licenciada em Gestão de Empresas com pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais. Ainda, a escritora também trabalhou como professora do ensino secundário e na formação de professores.

Vale lembrar que oficina “Ócios do Ofício” vem sendo realizada em horário especial na unidade do Sesc Araraquara (pela manhã). Além dos professores da rede, a oficina atende a um público inscrito previamente, formado por professores, estudantes e pedagogos voltados à área de ensino de literatura e língua portuguesa.

registrado em: ,