Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 15 / Exposições do Território da Arte realizam um passeio pelas artes visuais contemporâneas

Cultura

Exposições do Território da Arte realizam um passeio pelas artes visuais contemporâneas

Um Programa Educativo, com visitas guiadas por todas as exposições (cedo, à tarde e à noite), está aberto para os interessados, com agendamento realizado por email
IMG_1009.JPG

 Imagem destaca obras de Christophe Spoto

 

A programação do 16º Território da Arte de Araraquara apresenta diversas exposições na cidade, propondo um passeio pelas artes visuais contemporâneas. Todas exposições são gratuitas e têm término no dia 08 de junho. As exposições, em sua maioria, encontram-se na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (são três lançadas, e outras duas que terão início no MIS - Museu da Imagem e Som), mas também há mostras na Biblioteca Municipal Mario de Andrade e no Museu Histórico Voluntários da Pátria.

Foto Exposição Nicolau – 15maio2019   Paulo Mantoanelli (2).JPG

 

Obras de Evandro Nicolau

De acordo com a curadora do evento, Livia Martucci, as exposições na Casa da Cultura receberam o nome de “Exposições em Diálogo: Tradicionalidades e Contemporaneidades”. Lá, logo na entrada, no piso inferior, estão duas exposições individuais com obras de Christophe Spoto e Evandro Nicolau, respectivamente, curador responsável e curador convidado da primeira edição do Território.

Foto Exposição Rodrigues – 15maio2019   Paulo Mantoanelli (2).JPG

 

Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues

Já a Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues apresenta as obras do homenageado Sidney Rodrigues, no salão superior da Casa da Cultura. Todo material é oriundo do arquivo do município: Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, Arquivo Público Histórico Professor Rodolfo Telarolli, Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari (MIS) e Museu do Futebol e Esportes de Araraquara.

Ainda, no andar superior da Casa da Cultura está a exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso, selecionado na categoria “Território Experimentações” com suas gravuras inspiradas em instrumentos musicais.

Já a exposição “Cidadão Cotidiano”, com a arte e a história de Luís Henrique Sniffo, terá início na próxima quinta-feira, dia 23. “Cidadão Cotidiano” apresenta desenhos de retratos de personagens criados por Sniffo, além de contar com textos e relatos do cotidiano dos personagens desenhados. A exposição poderá ser conferida no Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari, assim como a exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto – artista selecionados na categoria “Território Experimentações” com seu vídeo de animação que apresenta obras do pintor surrealista René Magritte.

Ainda, a exposição “Algumas faces de Otavalo”, do antropólogo Fábio Martins – artista selecionado na categoria “Território Panoramas” – está disponível no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, com as fotografias que retratam os Otavalos, povo ameríndio que habita a cordilheira dos Andes no Equador.

Por fim, neste sábado, dia 18, na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, tem início a exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci. Os artistas apresentam produções de períodos anteriores e/ou posteriores à maternidade/paternidade, oportunizando reflexões de como a visualidade transformou-se após o nascimento dos filhos.

Livia lembra que há um Programa Educativo, com visitas guiadas por todas as exposições, para os interessados. “O agendamento deve ser realizado pelo email: territórioararaquara@gmail.com. É possível fazer a visita cedo, à tarde e também à noite. Basta nos contatar por email”.

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

16º Território da Arte de Araraquara

 

  • Exposições em cartaz (até 08/06):

- Exposições de Christophe Spoto e Evandro Nicolau

- Sala Especial Acervos Públicos Sidney Rodrigues

- Exposição “Olhares Musicais”, de Vitor Hugo Petroso

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

- Exposição “Algumas faces de Otavalo”, de Fábio Martins

Local: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/n° - Centro)

 

  • Exposições a serem lançadas:

- De 18/05 a 08/06: Exposição “Visualidades na/para/da/com a Maternidade e Paternidade Contemporâneas”, com obras de Itaiana Battoni, Rodrigo Bueno, Lucas Tannuri e Lívia Dotto Martucci

Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

 

- De 23/05 a 08/06: Exposição “Cidadão Cotidiano - a arte a estória de Luís Henrique Sniffo” e exibição de “Anamnese”, de Jonathan Augusto (Território da Arte de Araraquara)

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari /Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

Programação gratuita

 

registrado em: ,