Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 17 / Plano de estiagem busca diminuir índices de queimadas

Segurança

Plano de estiagem busca diminuir índices de queimadas

Realizado por vários órgãos públicos, no período de 15 de maio a 30 de setembro, programa também conta com a população
canaldireto_plano de estiagem.jpg

 

 

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/669743976803673/

Assista Canal Direto na íntegra

 

 

O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil, lançado na terça-feira (14), em Araraquara, busca articular secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Cetesb, entre outros órgãos públicos, para combater e diminuir os índices de queimadas urbanas e rurais no município.

Nos últimos dois anos, as ações do Plano têm provocado redução nos índices de queimadas. Neste período do ano - entre fins de maio e de setembro -, a diminuição das chuvas faz baixar a umidade do ar e aumentar os índices de incêndios e queimadas, principalmente na área urbana.

Em entrevista na quarta-feira (15) ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, o agente Luiz Dell"acqua, da Defesa Civil (ligada à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), explicou as várias consequências de incêndios e queimadas.

Segundo Luiz, os incêndios são provocados, em sua grande maioria, por pessoas, principalmente, em terrenos baldios mal cuidados, que acumulam mato alto e lixo urbano. Os sinistros também eliminam importantes microrganismos do solo, tornando-os vulneráveis à erosão.

“As pessoas com problemas respiratórios podem ver agravadas a situação no período de estiagem se persistir as queimadas, principalmente crianças e idosos”, disse Luiz Dell’acqua.

Desde 2017, quando foi lançada a primeira edição do Plano de Contingência, tem diminuído os índices de queimadas no município, conforme dados do Corpo de Bombeiros.

Foram registradas 267 ocorrências de queimadas em Araraquara em 2018, contra 505 registros em 2017, o que significa uma redução de mais de 30% de incidência entre os dois anos.

 

Interação

 

O Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil inclui a realização de palestras em escolas públicas e nas unidades de CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), além da distribuição de material educativo e instalação de outdoors, em parceria da Secretaria Municipal de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Comunicação com a Diretoria de Gestão Ambiental do Daae.

Conforme enfatizou Luiz Dell’acqua, a população também pode colaborar com a campanha denunciando de forma anônima terrenos queimados, ou quando flagrar a limpeza de terrenos feitas a partir de incêndios propositais.

A denúncia anônima pode ser feita diretamente à Diretoria de Gestão Ambiental do Daae, através do telefone 0800-770.1595. A população também pode utilizar o WattsApp da Prefeitura – 9.9760-1190. E para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas: defesacivil@araraquara.sp.gov.br ou telefone 199.

 

Ao vivo

 

O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar ao vivo, às 18h30, de segunda a sexta-feira, na página do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

registrado em: , ,