Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 20 / Edinho enaltece liderança do bispo Dom Paulo Cezar, novo cidadão araraquarense

Social

Edinho enaltece liderança do bispo Dom Paulo Cezar, novo cidadão araraquarense

Prefeito participou da sessão solene de entrega do título ao bispo da Diocese de São Carlos, na noite de sexta-feira (17), na Câmara Municipal
foto01 Bispo da Diocese de São Carlos, Paulo Cezar Costa, recebe o título de Cidadão Araraquarense 20maio19 Celso Luís Gallo.jpg

 

O bispo da Diocese de São Carlos da Igreja Católica Apostólica Romana, Dom Paulo Cezar Costa, recebeu o título de Cidadão Araraquarense em sessão solene na Câmara Municipal, na noite de sexta-feira (17). A homenagem foi proposta pelo vereador Elias Chediek (MDB).

Presente na solenidade, o prefeito Edinho enalteceu a trajetória do bispo na Igreja Católica e sua liderança à frente da Diocese de São Carlos. “Eu fiquei muito feliz quando Dom Paulo Cezar assumiu a Diocese, em 2016, e surpreso positivamente pela forma com que ele lidera e evangeliza a Igreja na nossa região. A sua liderança é um diferencial”, disse o prefeito.

“É um líder religioso que se preocupa com os mais necessitados, com os excluídos. Que, por exemplo, atendeu o nosso convite e participou do café da manhã com a população em situação de rua, às vésperas de um dia de Natal em 2017, comprometeu-se a estar todos os anos e assim fez em 2018. Por isso e por toda sua trajetória humana e religiosa, é uma justíssima homenagem”, declarou Edinho.

Elias Chediek elogiou a gestão de Paulo Cezar na Diocese e sua postura humana. “Pessoas como o senhor, Dom Paulo Cezar, nos fazem enxergar a dimensão da bondade humana e a importância que devemos dar a todos os seres vivos e seres humanos, sem distinção, como Cristo nos ensinou”, disse o autor da homenagem.

Para o presidente da Câmara, Tenente Santana (MDB), Dom Paulo se faz presente na vida das pessoas e leva em frente sua missão evangelizadora. “Temos a certeza de que a escolha do bispo Dom Paulo para dirigir a Diocese de São Carlos foi muito acertada. Devemos agradecê-lo e parabenizá-lo. Parabéns ao nosso novo cidadão araraquarense”, afirmou o parlamentar.

Por sua vez, Dom Paulo Cezar agradeceu a todos pela homenagem e reforçou a importância do diálogo e das instituições, citando o momento democrático brasileiro.

“A Igreja tem uma visão elevada da vida política. E uma sociedade democrática não vive sem bons políticos. A realização do bem comum exige a capacidade do diálogo. É preciso valorizar as instituições. É através do diálogo que a sociedade cresce”, analisou o bispo.

“Agradeço a esta Casa pelo reconhecimento do meu trabalho. Há um grande caminho ainda pela frente a ser construído. Este título recebido me compromete ainda mais com meu trabalho religioso e civil com Araraquara. Quero uma Igreja que dialogue, cumpra seu papel social e busque o bem comum”, concluiu.

Ainda estiveram presentes na sessão solene os vereadores Paulo Landim (PT), Roger Mendes (Progressistas), Juliana Damus (Progressistas), Rafael de Angeli (PSDB) e Jeferson Yashuda (PSDB); o vigário episcopal do Vicariato de São Bento, padre Cristian Capelatto, e outros padres, diáconos, seminaristas e lideranças religiosas; o prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano (PSDB); entre outras autoridades.

História

 


Nascido em Valença (RJ), em 1967, Paulo Cezar Costa é formado em Filosofia (Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis) e Teologia (Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro), com mestrado em doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Itália.

Paulo Cezar recebeu a ordenação sacerdotal em 1992 e foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em 2010, e bispo em 2011.

Em junho de 2016, o Papa Francisco escolheu Dom Paulo Cezar Costa como o sétimo bispo da Diocese de São Carlos, tendo sob sua administração 124 paróquias em 29 municípios da região.

 

registrado em: , ,