Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 22 / Território da Arte convoca jovens para “Guia da Especulação Imaginária”

Cultura

Território da Arte convoca jovens para “Guia da Especulação Imaginária”

Sábado e domingo, 25 e 26 de maio, o Coletivo Ocupeacidade (SP) produzirá coletivamente, com os participantes da oficina, uma série de monumentos temporários no entorno da Casa da Cultura
ocupeacidade.jpg

 

O Coletivo Ocupeacidade, de São Paulo, é o convidado do 16º Território da Arte de Araraquara para a atividade “Guia da Especulação Imaginária”, a ser realizada neste final de semana, no sábado e domingo, dias 25 e 26 de maio, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, das 12 às 18 horas.

O público jovem, maiores de 16 anos, certamente vai se identificar com as propostas do coletivo. A curadora desta edição do Território da Arte, Livia Martucci, lembra que “o Coletivo Ocupeacidade trabalha a intervenção urbana no próprio espaço e com as pessoas. São duas ações que acontecerão no Território: uma no sábado e outra no domingo”.

O Ocupeacidade iniciou suas atividades em 2006 com a proposta de unir pessoas interessadas em produzir coletivamente ações artísticas nos diversos espaços da cidade. Por isso, a atividade “Guia da Especulação Imaginária” oferece um processo de investigação-ação que tem como eixo norteador o desenvolvimento do conceito de especulação imaginária, através da proposição de situações lúdicas construídas a partir de um levantamento dos desejos urbanos, da memória da cidade, da imaginação dos possíveis e impossíveis modos de construção e ocupação dos espaços.

O coletivo fala de “especulação imaginária” enquanto resistência poética ao processo de mercantilização do espaço, apresentando-se como uma ação artística de caráter crítico em relação ao contexto macropolítico atual, no qual está em andamento em diversas cidades brasileiras projetos de requalificação urbana (gentrificação).

Em “Guia da Especulação Imaginária”, as ações estarão divididas em duas: “Deriva” (sábado, dia 25) e “Construção Coletiva de Monumentos Temporários” (domingo, dia 26).

“Através da experiência da deriva e da investigação da memória do espaço vivido, experimentamos a construção de mapas imaginários a partir das relações afetivas com espaços reais e fictícios, produzindo uma relação para além da fisicalidade da cidade. Assim, operamos com a noção de cartografia afetiva e da produção de mapas imaginários, tendo como eixo a experimentação do espaço urbano enquanto obra aberta às infinitas possibilidades imaginárias”, aponta o coletivo.

As inscrições podem ser feitas virtualmente, na página do evento criada no Facebook, ou pelo email territorioararaquara@gmail.com.

 

Deriva - Proposição com regras a serem seguidas no percurso da caminhada, lançando mão da técnica da deriva como objeto relacional, que propicia outra experiência/relação do corpo com a cidade.

Os participantes devem seguir exatamente as mesmas oito instruções de coordenadas (virar primeira à esquerda, segunda à direita, primeira à direita, terceira à esquerda, primeira à esquerda, segunda à direita, primeira à esquerda e quinta à direita), porém saindo de quatro pontos diferentes e em quatro sentidos também diferentes.

Desse modo, poderão experimentar a tensão entre seguir instruções e tomar decisões, num jogo onde há regras objetivas e também espaço para a tomada de decisões subjetivas.

 

Construção Coletiva de Monumentos Temporários - A proposta desta segunda ação é produzir coletivamente com os participantes uma série de monumentos temporários no entorno da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, trazendo à tona as noções de efemeridade, vestígio, memória, fluxo e desejo, no processo de construção de uma relação lúdica com o espaço urbano.

Esta ação tem como disparador a desconstrução da noção clássica de monumento na qual a história dos vencedores é, via de regra, a história homenageada e levada à eternidade. O que interessa aqui é a ideia do vestígio, do temporário, do esquecido enquanto homenagem sempre passageira.

 

SERVIÇO:

16º Território da Arte de Araraquara apresenta: Oficina Guia da Especulação Imaginária”, com Coletivo Ocupeacidade (SP)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa - Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Rua São Bento, 909 / Av. Espanha, 485 – Centro)

Dias: 25 e 26 de maio (sábado e domingo)

Horário: das 12h às 18h

Inscrições: pelo email territorioararaquara@gmail.com, ou no evento criado no Facebook

Grátis

registrado em: ,