Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 28 / ‘Câmera Cidadã’ é apresentado à Associação de Bairro do Jardim Eliana

Segurança

‘Câmera Cidadã’ é apresentado à Associação de Bairro do Jardim Eliana

Objetivo do programa é criar uma rede de segurança colaborativa, com a participação da população, ampliando o sistema de monitoramento e vigilância da cidade
8cb9a80b-d3b3-4f45-a640-4ea04fc545d5 (1).jpg

 

 

O Programa Câmera Cidadã, que está sendo implantado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, foi apresentado à Associação de Bairro do Jardim Eliana, na noite de segunda-feira (27), a convite do grupo Vizinhança Solidária. A reunião ocorreu no salão de festas da Igreja São Dimas e reuniu cerca de 20 moradores do bairro com a equipe da Secretaria.
O objetivo do programa, que foi lançado há pouco mais de um mês, é criar uma rede de segurança colaborativa feita com a participação direta da população, ampliando o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando câmeras residenciais e do comércio às câmeras públicas já instaladas pela Prefeitura. As imagens captadas das câmeras serão compartilhadas com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal, que poderá repassá-las à Polícia Militar e à Polícia Civil. 
O compartilhamento das imagens contribuirá com as investigações de forma a prevenir delitos, reconhecendo autores com mais rapidez. Desde seu lançamento, pelo menos 15 interessados em participar, entre cidadãos e empresas privadas, fizeram um pré-cadastro. Agora, os colaboradores da secretaria estão fazendo as devidas vistorias nas câmeras indicadas para averiguar se estas apresentam interesse público.
Segundo o Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Aberto Nogueira Filho, a ideia é aumentar o número de câmeras instaladas em Araraquara nos próximos dois anos, visando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população. “Para isso, precisamos formar uma rede de câmeras compartilhadas com os particulares que serão monitoradas pela central da Guarda Municipal e pelo sistema Detecta das Polícias Militar e Civil”, reforça ele.
No encontro com os moradores do Jardim Eliana foi feita uma explanação sobre o programa com apresentação de slides e, em seguida, uma roda de conversa para esclarecer as dúvidas.

registrado em: ,