Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 28 / Alunos da EMEF Waldemar Saffiotti participam de visita à ETE Araraquara

Urbano

Alunos da EMEF Waldemar Saffiotti participam de visita à ETE Araraquara

A visita é uma sequência ao trabalho de educação ambiental realizado no ano 2018
61763660_2190412047674340_3081314206503403520_n.jpg

 

 

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) realizou ,junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldemar Saffiotti, uma visita monitorada à ETE (Estação de Tratamento de Esgotos Araraquara), nesta terça-feira (28).
A visita é uma sequência ao trabalho de educação ambiental realizado no ano 2018. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância do tratamento de esgoto e demonstrar as fases dos procedimentos realizados na cidade de Araraquara. 
Foi apresentado o tratamento primário (gradeamento grosso, desarenadores, gradeamento fino), que é responsável pela retirada dos sólidos mais grosseiros e o tratamento secundário, com as lagoas de aeração (com aeradores turbo aspirados e submersos propulsores) e as lagoas de sedimentação. “Nas lagoas de aeração, quando injetamos oxigênio no esgoto, os microrganismos aeróbios, que ali existem, se multiplicam e comem a matéria orgânica”, explicou Emerson Luis de Paula, técnico do Daae. 
Também foram expostas explicações sobre as lagoas de sedimentação, formação do lodo e processo de secagem. Para finalizar, foi feita a visita no local onde o efluente é lançado no Ribeirão das Cruzes.
Participaram da visita os alunos da 8ª série B, a agente educacional Daiane Ligabô de Souza e a Profª Sonia Camargo Faustino, da EMEF Waldemar Saffiotti. Pelo Daae, os técnicos da Gerência de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Valter Iost e Leonardo de A. Neto e o coordenador do Tratamento de Esgoto, Emerson Luis de Paula.

registrado em: ,