Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 28 / Desfile na Praça Pedro de Toledo mostra resultado de oficina do Território da Arte

Cultura

Desfile na Praça Pedro de Toledo mostra resultado de oficina do Território da Arte

“Runway” do Coletivo LGBTQIA+ Casixtranha aborda cultura Ballroom, com roupas, maquiagens, performances e intervenções urbanas
Residencia Casixtranha 4 2019 mai.jpg

 

O Coletivo Casixtranha emergiu em uma residência na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, onde vem sendo produzida uma oficina com a extensão de dez dias, de 20 a 20 de maio. O resultado final dessa imersão poderá ser conferido no próximo sábado, 01 de junho, às 21 horas, na Praça Pedro de Toledo: é o Runway Casixtranha -  Encruzilhada Futurista no Território.

Com o propósito de reunir “corpos que estão na base da sociedade e com elas produzir potências artísticas transformadoras”, a oficina vem dialogando com a cultura Ballroom - cultura de temática LGBT que surgiu na periferia americana como escape para a comunidade LGBT.

Nesta oficina produzir é a palavra de ordem. A confecção de roupas vem sendo realizada a partir das referências de Bispo do Rosário, artista que compõe as referências sobre “loucura, insanidade e arte no Brasil” e Vicente Perrota, artista trans de Campinas que trabalha com Upcycling (reutilização criativa) e desconstrução de gênero através das roupas – conceito usado na oficina, onde são utilizados acessórios e roupas considerados lixos ou descartáveis.

Residencia Casixtranha 2 2019 mai.jpg

“Estamos construindo uma nova forma produzir e consumir moda. Não precisamos entrar na cadeia capitalista de consumo desenfreado. Propomos criações de looks a partir do que já temos, de roupas, acessórios, retalhos que muitos consideram lixo e do lixo transformar potencias transformadoras”, explica Vita Pereira, da Casixtranha.

Residencia Casixtranha 3 2019 mai.jpg

O tema do desfile – Encruzilhada Futurista - foi construído coletivamente por todos participantes da residência e surge como um grito de manifesto. Além da confecção de roupas, a oficina também prima por técnicas de maquiagem e a criação de performances e instalações. Vita conta que o foco de toda a residência foi criar os elementos para a Runway deste sábado. “Nossa residência trabalhou os processos para se aprender os passos básicos do Vogue e também para dar closes nas Runway. Nosso desfile construído por ‘corpas’ LGBTQIA+ na Praça Pedro de Toledo será bafo!”.

Residencia Casixtranha 5 2019 mai.jpg

A residência é uma organização de Vita, juntamente com Wendy Moretti e Bruno Derotzi, tendo na assistência Sarah Trajanovic e Álvaro Paiva. As organizadoras estão responsáveis por dirigir o desfile, parte corporal e montagem dos looks, enquanto as assistentes focam em make-up e looks. A residência conta com fotos de Jenifer Brigida e Gisele de Bello.

Vale destacar que o Coletivo Casixtranha ministra oficina de Vogue, semanalmente, aos sábados, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+. O horário é 14 horas e todos podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Os interessados podem comparecer à Avenida Espanha, 536, no Centro da cidade.

O desfile na Praça Pedro de Toledo é gratuito e mais informações estão disponíveis no evento criado no Facebook (Desfile Encruzilhada Futurista - Residência Casixtranha). A Praça está localizada na região central da cidade, na altura da Rua Carlos Gomes com Av. Duque de Caxias.

 

SERVIÇO:

“Runway Casixtranha - Encruzilhada Futurista” – Desfile com resultado de oficina do Território da Arte de Araraquara

Local: Praça Pedro de Toledo (altura da Rua Carlos Gomes com Av. Duque de Caxias – Centro)

Data: sexta-feira (31 de maio)

Horário: 21 horas

Grátis

registrado em: ,