Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Maio / 28 / Edinho participa de debate na Unesp sobre Saúde

Educação

Edinho participa de debate na Unesp sobre Saúde

Prefeito esteve na Semana Acadêmica do Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas, nesta terça (28), e falou sobre os desafios na área da Saúde devido ao teto de gastos federal
foto05 Prefeito Edinho durante Semana Acadêmica do Curso de Farmácia na Unesp 28maio19 Tetê Viviani.jpg

 

 

O prefeito Edinho esteve nesta terça-feira (28) na XIV Semana Acadêmica do Cacif (Centro Acadêmico de Ciências Farmacêuticas da Unesp), no campus da universidade, onde participou de mesa de debates que abordou o tema do congelamento federal dos gastos públicos e seu impacto na área da Saúde.

A mesa de debates também contou com Valdemir Pires, especialista em Administração Pública e coordenador da Escola de Governo Municipal, e com André Yoshikane Shoshima (Chicó), ex-aluno de Farmácia da Unesp e, atualmente, gestor em Santana do Parnaíba/SP.

Edinho falou sobre o momento econômico difícil enfrentado pelo País e pelos municípios. “Com o congelamento de gastos, as prefeituras sofrem muito, porque precisam aumentar seus investimentos próprios na Saúde, na Educação, na Assistência Social, para diminuir a desigualdade social, em um quadro de recessão econômica e de queda de arrecadação. Nosso investimento em Saúde chega a 39% do Orçamento, por exemplo, enquanto o mínimo exigido constitucionalmente é de 15%”, declarou o prefeito.

“O financiamento dessas políticas públicas precisa ser maior por parte dos outros entes federativos. A saída para a recuperação da economia é de médio e longo prazo. Não é imediata. Enquanto isso, as prefeituras estão estranguladas para dar conta das necessidades da população. Afinal, não dá para conviver com gente passando fome ou morrendo em uma fila de cirurgia eletiva. Acaba que o município assume mais responsabilidades sem os devidos repasses financeiros. A gestão das políticas públicas, a vida real, está nos municípios”, explicou Edinho.

Estiveram presentes na mesa de debates a vice-presidente do Cacif, Júlia Amaral Camargo, além de outros integrantes do centro acadêmico e alunos do curso de Farmácia, e a professora Patrícia Mastroianni, representando todos os docentes.

 

registrado em: , ,