Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Março / Especial Carnaval - Fique por dentro dos blocos de rua do Carnaval da Paz e Cidadania 2019

Cultura

Especial Carnaval - Fique por dentro dos blocos de rua do Carnaval da Paz e Cidadania 2019

foto06 Centenas de foliões participaram do Bloco Cordão da Luz Divina 11fev18 Tetê Viviani.jpg

 

Fique por dentro dos blocos de rua do Carnaval da Paz e Cidadania 2019

Araraquara vive no Carnaval da Paz e Cidadania 2019 uma tendência forte sentida nos últimos anos da folia: o aumento de blocos de rua, com participação popular! A cidade terá diversos blocos na programação da cidade e, vale lembrar: é tudo grátis, basta chegar e participar.

Sábado - Neste sábado, às 15h, na Praça das Bandeiras haverá concentração do Bloco Zinho, com show do Grupo Pra Lá de Bagdá previsto para às 18h30. A Praça é ponto de encontro, durante todo o ano, de diversos shows de samba e, no Carnaval costuma atrair uma multidão de pessoas, reunindo de crianças a idosos. “Animação” é o nome desta praça no Carnaval!
O Bloco Unidos da Terra Dura, com o grupo Sementes Crioulas, se reúne às 17 horas do sábado em frente ao Sesc Araraquara, e contará – na chegada na Praça do Carmo – com o grupo na Quebrada do Coco e com o coletivo da Horta Comunitária da Zona Norte. Haverá músicas do maracatu, do samba de coco e do samba de roda. Também, um concurso entregará o Troféu "Picareta de Terra Dura" para a melhor fantasia improvisada.
No sábado ainda tem, às 18 horas, a concentração do Bloco Unidxs do Vale, na Praça da Independência (XV de Novembro). O percurso do bloco seguirá até o Teatro Wallace Leal, onde haverá: discotecagem da DJ Nova Malibu, a participação da Drag Malaga Valência e da Rainha e da Princesa Trans do Carnaval 2019.
O Bloco Unidxs do Vale traz a bandeira da diversidade e convida drag queens, lésbicas, gays, bissexuais, homens trans, mulheres transexuais, travestis, transgêneros, N-B, queers, intersexuais, assexuais, e todas as orientações sexuais e identidades de gênero para esse encontro. Sem preconceito com raça/cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra característica ou condição física – o grupo convida todos para essa manifestação.

Domingo – No domingo tem mais dois blocos: o irreverente Bloco Cordão da Luz Divina se concentra a partir das 15 horas na Praça Pedro de Toledo, e segue para a Praça das Bandeiras, onde acontece show com o grupo SambaZinho; e às 17h30 tem a concentração do Bloco Ponto Chic e show do grupo Mania de Samba no Bar Ponto Chic.
O Cordão da Luz Divina reúne muitos foliões fantasiados e já é aguardado por muita gente! Crianças, jovens e idosos se juntam nessa confraternização de alegria que é popular e com percurso na rua: o bloco sai da Praça Pedro de Toledo e chega à Praça das Bandeiras. Lá, a festa continua com show da banda Sambazinho a partir das 19h30. É solicitado aos foliões levarem canecas e lixinhos, pois uma das premissas do bloco é cuidar das ruas da cidade. Ainda, o bloco repudia qualquer espécie de violência, discriminação, preconceito e assédio.
O Bloco Ponto Chic se concentra num dos bares mais tradicionais da cidade, principalmente quando o assunto é samba. O homônimo Bar Ponto Chic, na Avenida Santo Antônio, na Vila Xavier, já é icônico em Araraquara por seus encontros que reúnem a velha guarda do samba e também as novas gerações. Para celebrar o Carnaval, o grupo Mania de Samba apresenta seu samba envolvente, reunindo amantes do samba e do carnaval para uma grande festa.

Segunda - O Bloco 3 é Amor e o Coletivo Tocaya homenageiam Zé Celso Martinez Corrêa na segunda-feira. Com concentração na Rua 3, na Praça Santa Cruz, o bloco tem Macunaíma, Afrodite e Dionísio pedindo passagem neste dia de folia.
A concentração terá início às 15 horas e o cortejo, pela Rua 3, começará às 17 horas. No Bar do Deck, a discotecagem vai das 17h30 às 22 horas.
Uma diversidade musical da maior qualidade está no repertório dessa festa. Samba, tropicália, axé, frevo, batucada, beats brazucas, ritmos nordestinos, enfim... toda aquela mistura já característica das festas da Tocaya poderá ser conferida em pleno carnaval de rua!

Terça - Na noite da terça, na Praça das Bandeiras, será realizado show de Carnaval com grupo SambaZinho, a partir das 19 horas. Muita animação na praça, com clássicos do samba e a galera que curte o Carnaval até o fim! Este é o último evento da agenda do carnaval da Paz e Cidadania 2019.
E para conferir toda a programação do Carnaval realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, basta acessar o site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

registrado em: ,