Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Novembro / 25 / Inscrições para os Cursinhos Populares vão até sexta-feira (29)

Educação

Inscrições para os Cursinhos Populares vão até sexta-feira (29)

Iniciativa do Instituto de Química da Unesp e da Prefeitura oferece curso preparatório gratuito para o vestibular a alunos egressos de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares
cursinhos populares.jpg

 

 

Os Cursinhos Populares estão com os últimos dias de inscrições abertas para a turma de 2020. O prazo para os interessados vai até a sexta-feira (29).

Realizado em parceria do Instituto de Química (IQ) da Unesp com a Prefeitura, oferece curso preparatório ao exame de vestibular para alunos egressos do ensino médio das escolas públicas ou para os que foram bolsistas em escolas particulares, democratizando o acesso ao ensino superior.

Serão 270 vagas abertas em três turmas: 90 vagas no Núcleo Centro Manhã, 70 alunos no Núcleo Centro Noite e 110 para o Instituto de Química (IQ) da Unesp. As aulas irão começar em fevereiro.

As inscrições devem ser feitas presencialmente e no núcleo escolhido pelo candidato: no Núcleo Centro Manhã, que fica no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) “Irmã Edith”, o horário é das 8h às 11h30; no Núcleo Centro Noite, que fica na Igreja Presbiteriana Independente, o atendimento é das 19h às 22h30; e no IQ da Unesp, o horário é das 19h às 22h (veja abaixo os endereços). Candidatos menores de 18 anos devem estar com um responsável maior de idade no ato da inscrição.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação, Rosane Araújo, enaltece essa parceria entre a universidade e a Prefeitura. “Os cursinhos pré-universitários populares são uma forma de democratização do acesso à universidade pública, já que os alunos são das escolas públicas. É uma forma de esses alunos ingressarem na universidade”

O que levar

Deverão ser levados os seguintes documentos: RG e CPF; número do NIS (caso possua Cadastro Único); três últimos holerites originais de todos os membros da casa; carteira de trabalho de todos os membros da casa (originais ou xerox); três últimas contas de água, luz, telefone, celular e internet originais; e comprovantes de todos os financiamentos; boletos ou notas fiscais originais de gastos fixos mensais (cursos, medicamentos, tratamentos, aluguel, plano de saúde etc.).

Caso o candidato seja (ou more com) Prestador de Serviço à Comunidade (PSC) e/ou Egresso do Sistema Penitenciário, deve apresentar Intimação ou Termo de Advertência ou Carteirinha. Aqueles que não possuam registro em carteira e exerçam atividade remunerada de forma autônoma devem levar os extratos bancários dos três últimos meses e preencher uma declaração a próprio punho disponível no local de inscrição.

Se o candidato possua deficiências físicas ou mentais ou more com pessoas que possuam, o atestado médico deve ser apresentado. E candidatos que desejam atendimento pelo nome social poderão fazer a solicitação no ato da inscrição.

A prova será aplicada em 26 de janeiro de 2020, das 13h às 18h (com portões sendo fechados às 12h30), no Instituto de Química. Serão 50 questões de múltipla escolha e uma redação. Os resultados sairão em 7 de fevereiro.

Mais informações podem ser conferidas no edital do processo seletivo, que está disponível no site www.iq.unesp.br/cuca.

Confira os endereços para inscrições nos Cursinhos Populares:

NÚCLEO CENTRO MANHÃ (Período Matutino)
Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 2154, Centro
Horário de funcionamento: das 8h às 11h30

NÚCLEO CENTRO NOITE (Período Noturno)
Av. Padre Francisco Salles Colturato, 776, São Geraldo
Horário de funcionamento: das 19h às 22h30

NÚCLEO INSTITUTO DE QUÍMICA (Período Noturno)
Av. Prof. Francisco Degni, 55, Quitandinha
Horário de funcionamento: das 18h50 às 22h50

registrado em: ,