Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Novembro / 6 / 1ª Mostra Regional de Atenção Primária à Saúde reúne profissionais e gestores

Saúde

1ª Mostra Regional de Atenção Primária à Saúde reúne profissionais e gestores

Objetivo do evento, realizado no Centro Internacional de Convenção nesta quarta (6), é dar visibilidade às boas experiências produzidas nas unidades de saúde da Atenção Básica
foto02 Prefeito Edinho durante abertura da Mostra da Atenção Primária no município de Araraquara 6nov19 Tetê Viviani.jpg

 

 

 

Gestores e profissionais da área da Saúde da nossa região estiveram no Centro Internacional de Convenção, nesta quarta-feira (6), para participarem da 1ª Mostra Regional de Atenção Primária à Saúde. A abertura, pela manhã, teve presenças do prefeito Edinho e de outras autoridades.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS do DRS III (Departamento Regional de Saúde), envolveu 24 municípios que compõem o DRS III, órgão estadual de Saúde.

O objetivo da mostra é dar visibilidade às boas experiências produzidas no cotidiano das unidades de saúde da Atenção Básica e, com isso, fazer com que os profissionais compartilhem suas realizações e apresentem seus acertos e dificuldades.

“É uma grande oportunidade de troca de experiências entre os trabalhadores e gestores da Saúde na nossa região. Não podemos abrir mão da construção do SUS, que foi uma das maiores vitórias da Constituição de 1988. E não existe construção do SUS sem participação democrática dos usuários. O fortalecimento do SUS é tarefa de todos nós, todos os dias”, afirmou o prefeito Edinho.

O prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano (PSDB), elogiou a realização da mostra. “Esse evento de hoje tem muito a contribuir. Quem ganha é a Saúde da nossa região. Araraquara iniciou esse trabalho e, agora, temos toda a região aqui trocando experiências”, disse.

A troca de experiências também foi reforçada pelo prefeito de Santa Lúcia, Luizinho Noli (PL). “Assim buscamos alternativas para levar melhorias para a Saúde dos nossos municípios”, salientou.

Para a secretária interina de Saúde, Joice Nogueira, as boas experiências utilizadas na região precisam ser aproveitadas. “A gente precisa de novas ideias, de novas práticas. Que a gente leve para os nossos pacientes o que deu certo”, opinou.

Representando o DRS III, o diretor técnico, Florisvaldo Antônio Fiorentino, declarou que a Atenção Básica é um tema de fundamental importância, pois ela “deve ser a porta principal de acesso dos usuários” ao serviço de Saúde.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Campos. “Precisamos pensar primeiro em promover a saúde, e não em combater a doença”, lembrou, além de destacar que o conselho está incentivando a participação popular na gestão das unidades de saúde.

A mesa de autoridades ainda foi composta pela articuladora de Atenção Básica do DRS III, Roseneia Braz de Souza; e pelo coordenador da Escola Municipal de Governo, Mauro Bianco.

Ainda estiveram presentes no evento coordenadores e gestores municipais da área da Saúde; o diretor do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), Walter Figueiredo; a professora doutora Cinira Magali Fortuna, palestrante da abertura da mostra; e o Coral Vozes da Alma, do CAPS 2 de Matão, que realizou uma apresentação musical.

 

registrado em: ,