Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Outubro / 08 / Gerente de Educação de Jovens e Adultos informa período de inscrições do CUCA 2020

Educação

Gerente de Educação de Jovens e Adultos informa período de inscrições do CUCA 2020

0b0db85b-3f3d-4ea0-af78-dcafe8a1d991.jpg

 

Cuca abre período de inscrições para 240 vagas

 

A Prefeitura anuncia para esta segunda-feira, 14 de outubro, até o dia 14 de novembro, o período de inscrições para o Cuca (Cursinho Unificado do Campus de Araraquara), oferecido gratuitamente em três unidades da cidade, em parceria com a Unesp. No total, serão disponibilizadas para o ano que vem 240 vagas.

As inscrições podem ser feitas na unidade I do Cuca, no Instituto de Química da Unesp, no Bairro Quitandinha; na unidade II, no Neja (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos), na Rua Voluntários da Pátria, 2154, no Centro; e na unidade II da Avenida Padre Francisco Colturato, 776, na Igreja Presbiteriana Independente.

Para se inscrever, é preciso apresentar um documento pessoal, como o RG. Não há limite de idade para candidatos, mas quem tem menos de 18 anos precisa se apresentar com pais ou responsáveis.

Vale destacar que na unidade da Avenida Padre Francisco Colturato, o Cuca funciona no período noturno, oferecendo 70 vagas. É também neste período que a unidade recebe as inscrições.

No EJA da Rua Voluntários da Pátria, onde também são oferecidas 70 vagas, e no Instituto de Química, que disponibiliza 100 vagas, o Cuca funciona e recebe as inscrições no período da manhã.

Outros detalhes sobre essas inscrições podem ser conferidos no site da Prefeitura de Araraquara e nas outras redes sociais da Administração.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Araújo, afirmou na terça-feira (8), no programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, que todos os candidatos inscritos para o Cuca 2020 farão uma prova no dia 26 de janeiro, em local a ser divulgado.

Também vão passar por um processo de análise socioeconômica e em fevereiro sai o resultado final aos aprovados para as 240 vagas oferecidas.

 

Qualificação

De acordo com Rosana Araújo, os cursinhos pré-universitários populares são uma “forma de democratização do acesso à universidade pública, já que a maioria dos alunos candidatos é da escola pública”.

Ela ainda ressaltou a importância desta cooperação acadêmica entre Prefeitura e Unesp, que oferece a possibilidade para estudantes da rede pública ingressar na universidade.

As aulas são ministradas por estudantes de diversas áreas de conhecimento da Unesp, com acompanhamento da coordenação administrativa e pedagógica da própria Unesp e da Secretaria Municipal da Educação. “Por isso, o curso é bastante qualificado, incluindo o material oferecido”, resumiu Rosana.

A gerente do EJA ainda enfatizou que o Cuca tem apresentado resultados bastante positivos para os estudantes e que muitos deles já ingressaram na Unesp e em outras universidades públicas do País.

 

 

registrado em: