Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Outubro / 14 / RolêFeira comemora dois anos com Blues na Praça do Faveral

Cultura

RolêFeira comemora dois anos com Blues na Praça do Faveral

Além de aproximadamente 80 expositores, esta edição traz uma programação cultural com bate-papo, oficinas e apresentação musical de Blues - tudo grátis e aberto ao público
RoleFeira out 2019.jpg

 

A RolêFeira está em festa! O projeto realizado pelo Coletivo RolêFeira completa dois anos de atividades e, por isso, essa 15ª edição vem com o tema “Fexxta”. O aniversário será neste domingo, 20 de outubro, com a comemoração na Praça do Faveral em novo horário: das 14 às 21 horas.

Os convidados podem aproveitar a “Fexxta” com um dia de compras mais consciente, fortalecendo a economia local e regional. Serão aproximadamente 80 expositores com trabalhos em diversos seguimentos, como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração - entre outros.

Além dos expositores, esta edição traz uma programação cultural com bate-papo, oficinas e apresentação musical de Blues - tudo grátis e aberto ao público da “festinha”. O fotógrafo Beto Ambrósio, araraquarense que viajou por toda América Latina em cima de uma bicicleta, abre a programação às 15h30, com a vivência “Fé Latina” onde apresentará fotos, vídeos e histórias de sua viagem. Beto traz informações variadas e aborda histórias que viveu, falando sobre auto-conhecimento, coragem, resignação, fé na humanidade, entre outros assuntos que podem vir à tona durante o bate-papo.

Às 16h30 chega para a Fexxta: o Bonde das Batukeiras - um coletivo de estudos percussivos e de dança, composto somente por mulheres. Para esta comemoração elas garantem muita animação com roda de samba de coco e, para tanto, trazem um convidado especial, direto de Pernambuco: o percussionista Nino da Xambá, do grupo Bongar.

A arte de bambolear ganha espaço nesta RolêFeira com a participação de Camila Pasquini e Bel Macari: a dupla realiza uma oficina de produção de Bambolê e abordam a arte de bambolear. A atividade acontece no período das 17h30 às 18h20, com vagas limitadas – as inscrições estão abertas via formulário online (https://forms.gle/TwQYvgYRoekf22va8).

 

 

Durante a noite, a partir das 19h30, a “Fexxta” comemora os dois anos do RolêFeira com Blues. Marcio Rocha Trio é o convidado deste “parabéns especial” e traz de presente um repertório composto por músicas selecionadas a partir da pesquisa de compositores nascidos entre as décadas de 1889 e 1936 - todos mestres do gênero. Durante o show, o trio apresenta fatos marcantes das histórias desses compositores, abordando informações históricas sobre a formação do Blues e do seu desenvolvimento no período proposto.

Vale destacar que a RolêFeira também conta com um projeto de revitalização da quadra da praça, através de artes e grafite. Para essa edição foi convidado o artista Jota Aracê, de Araraquara, para um live painting (pintura ao vivo) que dará continuidade à revitalização das paredes internas da quadra.

Ainda, é importante lembrar que o evento estimula a arrecadação de alimentos não perecíveis em prol do projeto Geladeira Comunitária que, além da geladeira, também distribui marmitex e cestas básicas às famílias cadastradas.

O Coletivo Rolêfeira é composto por: Fabiana Maciel, Grazielle Matos, Gilson Soares de Matos Junior, Higor Richard Fermiano de Oliveira, Maiara Di Franco, Maria Eduarda Senna Pierri e Monique Camargo. A RolêFeira conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura-Fundart, Secretária Municipal de Economia Criativa e Solidária, Panificadora Via Saudável e Comunica Araraquara.

Toda a programação é gratuita e pode ser conferida pelo Facebook, na página da feira (https://www.facebook.com/rolefeira/?ref=bookmarks) ou do evento (https://www.facebook.com/events/391883741498895/). A Praça do Faveral está localizada na Rua Henrique Lupo, próxima ao número 331.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

14h: Abertura da RolêFeira

15h30: Vivência “Fé Latina”, com o fotógrafo Beto Ambrósio

16h30: Bonde das Batukeiras + percussionista Nino da Xambá (Grupo Bongar/ Pernambuco) - roda de samba de coco

17h30: Oficina de produção de Bambolê e da arte de bambolear, com Camila Pasquini e Bel Macari (vagas limitadas/ inscrições abertas online: https://forms.gle/TwQYvgYRoekf22va8 )

19h30: “Viagem ao universo do Blues”, com Marcio Rocha Trio (música)

+ Live painting com Jota Aracê

+ Arrecadação de alimentos não perecíveis em prol do projeto Geladeira Comunitária

 

Programação gratuita

 

registrado em: ,