Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Outubro / 29 / Alunos do IFSP Araraquara são campeões da II Maratona de Programação Interif

Educação

Alunos do IFSP Araraquara são campeões da II Maratona de Programação Interif

As equipes da Maratona de Programação Interif são formadas por alunos de todos os IFSP do Estado, dos cursos de Informática, técnicos e superiores
73198065_10156980266773089_5061705884179103744_n (1).jpg

 

 

 

Alunos do 4º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP)/campus Araraquara venceram a II Maratona de Programação Interif.

A Maratona de Programação Interif, cuja fase final deste ano foi realizada no último dia 19 de outubro, no campus de Birigui, é uma iniciativa de diversos professores dos campus do IFSP, que, em 2018, decidiram criar uma competição nos moldes da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Esta, envolve alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, desde 1996, em nível nacional.

As equipes Maratona de Programação Interif são formadas por alunos dos IFSP, dos cursos de Informática, técnicos e superiores. A 1ª fase da competição, que é local, foi realizada no mês de junho e classificou as duas melhores equipes de cada campus. A equipe vencedora de Araraquara, chamada “A pena do ponteiro solto” e composta pelos alunos Rafael Silva Pena, Vinicius Monteiro e Gabriel Sotto Rodrigues, obteve o 1º lugar geral dentre as 109 equipes participantes, de todo o Estado de São Paulo.

Nesta fase classificatória, as equipes acessam remotamente o chamado Sistema de Submissão BOCA, que é o sistema utilizado na maratona oficial, para submissão dos problemas resolvidos. As equipes têm 3 horas para resolução dos problemas propostos e, a cada submissão errada, há penalidades na pontuação da equipe. A classificação é gerada a partir da maior quantidade de problemas resolvidos em menor tempo, acrescido das penalidades sofridas.

De acordo com o professor de Informática, José Rodolfo Beluzo, que assina a coordenação deste projeto vencedor, juntamente com os professores Marcelo Criscuolo e Luiz Henrique Nunes, esta vitória na II Maratona de Programação Interif é muito significativa, porque foi conquistada por alunos do ensino médio, que disputaram de igual para igual com alunos de cursos superiores. “Nós tivemos a participação de alunos da graduação dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistema e de Ciências da Computação, e nossos alunos tiveram desempenho melhor”, compara o professor Beluzo. “Iniciamos este projeto em 2016, com este grupo, a princípio com foco nas Olimpíadas Brasileira de Informática e, desde 2017, os alunos já vinham apresentando ótimos resultados. Neste ano, os três foram classificados para a fase nacional das Olimpíadas de Informática”, completou o professor.

Ele ressalta ainda que outra surpresa foi a classificação geral na primeira fase da segunda equipe do campus de Araraquara, chamada “Ah, muleke”, formada por alunos do 1º ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio. Ainda no primeiro ano do curso, eles conseguiram o 23º lugar na classificação geral.

 “Para uma equipe formada por alunos do primeiro ano, eles tiveram um resultado excelente; ficaram à frente de quase 100 equipes”, declara o Professor Beluzo, acrescentando que a equipe “Ah, Muleque” também fez bonito no último dia 19. O grupo ficou em 8º lugar, dentre as 18 equipes que participaram.

E esta fase realizada no IFSP de Birigui foi o reconhecimento do excelente desempenho das equipes de Araraquara, principalmente da “A pena do ponteiro solto”, que permaneceu na liderança da competição, resolvendo em menor tempo 6 problemas dos 8 propostos e, dessa forma, concluiu a maratona com o troféu de equipe campeã.

Agora, enquanto comemoram o primeiro lugar na II Maratona de Programação Interif, os alunos Rafael Silva Pena, Vinicius Monteiro e Gabriel Sotto Rodrigues aguardam o resultado da fase nacional das Olimpíadas de Informática.

 

 

 

 

 

registrado em: , ,