Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Setembro / 06 / Grupo Ecociente, de Dourado, participa de atividade de Campo “Fauna e Flora”

Urbano

Grupo Ecociente, de Dourado, participa de atividade de Campo “Fauna e Flora”

Trilha foi monitorada por técnicos da Unidade de Educação Ambiental e da Unidade da Gestão de Fauna do Daae
70808882_2363603607021849_6486565880242110464_n.jpg

 

 

Jovens do Projeto de Educação Socioambiental e Educomunicação/Ecociente, do município de Dourado, realizaram na quinta-feira (5), uma atividade de Campo “Fauna e Flora”, desenvolvida na Área de Proteção do Aquífero Guarani (APAQ), acompanhados por dois monitores do projeto e pelos técnicos da Unidade de Educação Ambiental e da Unidade da Gestão de Fauna do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

O Coordenador interino da Unidade de Gestão da Fauna, Rodrigo Batigalhia, apresentou aos jovens as características da flora do bioma Cerrado, Floresta Estacional Semidecidual e da Mata Atlântica, onde foi possível observar a área de transição que ocorre entre esses biomas. Os jovens observaram várias aves como periquito rei, andorinha serradora, gavião carcará, seriema, uí-pi e beija-flor de orelha violeta. Batigalhia explicou sobre a monogamia que ocorre nos psitacídeos e comentou que, quando a fêmea ou o macho do periquito rei morre, o parceiro que está vivo permanece sozinho por toda a vida. O Coordenador da Unidade de Educação Ambiental, Valter Iost, destacou as características das árvores do cerrado e apresentou aos jovens as várias espécies, sendo a mais abundante o tamboril, popularmente conhecida como “orelha de macaco”.

Os coordenadores ainda discorreram  sobre a importância da preservação e restauração desses ecossistemas, sobretudo pelos seus serviços ecossistêmicos. "Esses biomas são fundamentais para nossas vidas, pois promovem a ciclagem de nutrientes, manutenção do ciclo hidrológico, controle do clima, fornecimento de alimentos, matéria prima, fitofármacos e recursos genéticos", disseram. Ao final da atividade, foi entregue para cada jovem participante do projeto a Cartilha “Fauna de Araraquara”.

Anualmente, o Daae recebe o Grupo Ecociente, da cidade de Dourado, e desenvolve com os mesmos, atividades do Cardápio de Ações Ambientais. Os coordenadores do grupo avaliaram a atividade como muito positiva e bastante enriquecedora para a formação dos jovens e desejam retornar no próximo ano.

 

 

registrado em: ,