Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Setembro / 10 / Ciclo de palestras “Luzes do Amanhã” debate o Estado e as mudanças institucionais

Jurídico

Ciclo de palestras “Luzes do Amanhã” debate o Estado e as mudanças institucionais

A terceira palestra promovida pela Escola de Governo será ministrada pelo economista Sebastião Neto Ribeiro Guedes, dia 18 de setembro
6da72834-3cc2-4833-a946-d73f21d27f18xxx.jpg

 

 

A terceira palestra do ciclo ‘Luzes para o Amanhã’, promovida pela Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA), será realizada no próximo dia 18 de setembro, a partir das 19h30, na Câmara Municipal. O tema “Estado e mudanças institucionais: que instituições queremos para o futuro?” será ministrado pelo Prof. Dr. Sebastião Neto Ribeiro Guedes, economista e professor livre-docente do Departamento de Economia da UNESP/FCL-Ar, onde leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia.

A EGMA foi instituída pela Lei Municipal 9.450, de 30 de janeiro de 2019 e criada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com a Unesp/Araraquara.

Na primeira palestra do Ciclo “Luzes para o Amanhã”, promovida pela EGMA em 26 de junho último, o Prof. Dr. Fernando Ramalho Martins tratou do futuro do trabalho, deixando claro que as relações de produção e de consumo passam por profundas transformações, que dissolvem o tradicional contrato entre patrões e empregados e levam fornecedores e clientes a novos padrões de comércio, sob o impacto das tecnologias emergentes e da globalização dos mercados. Já  Na segunda palestra, o Prof. Dr. Leandro Pereira Moraes abordou uma alternativa à economia tradicional (mercantil-capitalista) para o enfrentamento dos aspectos socialmente nocivos dessas transformações. Apresentou e comentou experiências globais de economia social e solidária, que se movem num contexto paradoxal, em que milhões de pessoas empobrecem e vivem precariamente, enquanto a riqueza se concentra avassaladoramente nas mãos de poucos, sob impulso da elevada produtividade, do acirramento da competitividade global e da financeirização exacerbada da economia.

“Tamanhas mudanças no quotidiano das relações entre os indivíduos e organizações, alterando a capacidade de ação e reação dos grupos de interesse (articulados ou não), afeta, invariavelmente, o funcionamento do Estado, dos governos, dos partidos, das empresas, das famílias, de todas as instituições, enfim, uma vez que estas são as balizas socialmente estabelecidas para nortear, regrar e arbitrar decisões e ações humanas”, avalia o Prof. Dr. Valdemir Pires, do Departamento de Administração Pública da Unesp/Araraquara, responsável pela Formação Acadêmica da Escola de Governo, reforçando o objetivo do ciclo de palestras, que é promover o debate sobre temas emergentes do mundo atual, que impactam a vida coletiva, a governabilidade e a governança pública, apontando caminhos para a atuação do poder público em seus diversos níveis, principalmente o municipal.

As palestras são abertas ao público em geral, mas têm por público-alvo específico políticos, funcionários públicos municipais, militantes de conselhos e dos movimentos sociais e estudantes de Administração Pública e áreas próximas, na expectativa de que dessa mistura e interação de agentes atuais e futuros se forme uma consciência grupal das exigências que estão sendo postas para os governos locais que se disponham a buscar a excelência no desempenho de seu papel fundamental na sociedade que está se desenhando no século XXI.

Como há emissão de certificados, as inscrições para a palestra do dia 18 de setembro já estão abertas e devem ser feitas online, no seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/1SDzVIK84dPU3JE3PGz-AR8Qo56OfY3HN5-tTPITzlbY/edit

registrado em: , ,