Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Setembro / 12 / Defesa Civil alerta para níveis críticos da umidade relativa do ar

Segurança

Defesa Civil alerta para níveis críticos da umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas
69999395_1405334242955651_1450201303836786688_n222.jpg

 

 

A Secretaria Municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, através da Defesa Civil, emitiu alerta de atenção para os níveis críticos da umidade relativa do ar nos próximos dias em Araraquara.

O nível da umidade relativa do ar significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento, em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. A umidade relativa do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas.

É comum, no inverno, que o nível caia abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção; entre 12 e 20%, estado de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. No caso de Araraquara, nos próximos dias, a previsão é de que os níveis permaneçam abaixo dos 20% no período da tarde.

O resultado são danos à saúde que acometem, principalmente, crianças e idosos. Eles incluem complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Para orientar a população, a Defesa Civil recomenda que se evite a prática exercícios físicos ao ar livre, das 11 às 16 horas. Também é recomendável permanecer em local protegido do sol; usar protetor solar, evitar aglomerações em ambientes fechados, umidificar os ambientes, usar soro fisiológico em narinas e olhos e se hidratar, bebendo muita água e, claro, não provocar queimadas.

Para mais esclarecimentos, o telefone da Defesa Civil é o 199.

registrado em: , ,