Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Setembro / 30 / Conferência aborda direitos do cidadão à assistência social

Social

Conferência aborda direitos do cidadão à assistência social

12ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na sexta-feira (27), no auditório da Unip
foto06 Prefeito Edinho durante Conferência Municipal de Assistência Social 27set19 Tetê Viviani.jpg

O prefeito Edinho participou da abertura da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Unip (Universidade Paulista), na manhã de sexta-feira (27), e destacou as ações da Prefeitura na área social.

A conferência teve por objetivo avaliar as políticas públicas da assistência social na cidade, propondo melhorias para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e aprovando um plano de ações.

“Neste ano, a previsão é que a Prefeitura invista R$ 30 milhões na assistência social, dentro dos diversos programas sociais que criamos, como o Bolsa Cidadania, o PMAIS, o Jovem Cidadão e o Minha Morada. Valor bem superior aos R$ 9 milhões herdados do Orçamento de 2017”, lembrou o prefeito.

“Nós não podemos perder o olhar e a sensibilidade com a humilhação e o sofrimento do próximo. O nosso maior desafio nesse momento histórico é nos colocarmos no lugar do outro; é debater que tipo de sociedade nós queremos construir: indiferente ou com capacidade de indignação com a fome e a exclusão social”, complementou Edinho, que parabenizou o trabalho de toda a rede de Assistência Social e os Cras (Centros de Referência da Assistência Social).

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, ressaltou que a população vive as consequências de uma profunda desigualdade social. “Não podemos ficar inertes na situação de desproteção social. Saúde, assistência social e previdência social são deveres do Estado e direitos do cidadão”, afirmou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Toninho do Mel (PT) desejou um bom trabalho a todos na conferência. “A assistência social é uma grande conquista da população. Estou muito contente de estar aqui presente”, declarou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Clélia Maria Machado Cândido, também desejou a todos uma boa conferência e destacou a busca por “um serviço mais eficiente e transformador”.

Em nome de todos os usuários do SUAS, Dandara Salvador, atendida pelo Cras do Yolanda Ópice, contou sua experiência com a rede de assistência social. “Eu faço parte de programas que ajudaram muito a minha família. Faço curso de cuidador de idosos e consegui emprego. Agradeço muito”, relatou.

O evento teve palestra de Maria do Rosário Corrêa de Salles Gomes, assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela PUC/SP, que deu embasamento aos debates e deliberações.

Também estiveram presentes a vereadora Thainara Faria (PT), além de outros secretários, coordenadores e gestores municipais, profissionais da Assistência Social e crianças atendidas pelo Instituto Eurípedes Barsanulfo, que realizaram uma apresentação musical.

registrado em: ,