Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 03 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – no 19 – 3 de abril de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – no 19 – 3 de abril de 2020

fc92051e-6668-4c4a-bde1-3c8c359fffbd.jpg

 

 

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 3 de abril, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

 

Diante da atual situação de pandemia, o Comitê está recomendando procedimentos de desinfecção no Terminal Central de Integração e no Terminal Rodoviário, bem como nos seus entornos.

 

A Anvisa divulgou nota técnica nesta sexta-feira recomendando este procedimento em locais públicos, mas alertando para que seja  aplicado em pontos estratégicos e com uso de produtos corretos, entre eles produtos à base de hipoclorito de sódio e desinfetantes de uso geral.

 

Também diante da chegada do fim de semana, o recomendado é de isolamento total e cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município e mantém suspenso o atendimento ao público no comércio e serviços não essenciais.

 

A fiscalização do cumprimento do decreto está sendo intensificada pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar, e os comerciantes que não cumprirem o decreto estão sujeitos à multa e cassação de alvará de funcionamento. A multa prevista é de R$ 5.768, 00, o que corresponde a 100 Unidades Fiscais do Município (UFMs), podendo haver aumento dos valores em caso de reincidências.

 

Qualquer cidadão pode e deve realizar denúncia no canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).

 

 

 

 

 

Rede de Solidariedade

 

A Prefeitura Municipal abriu duas contas bancárias para doações de recursos para questões estruturais e de assistência em saúde e também para a Rede de Solidariedade.

 

A primeira conta, cujos recursos arrecadados serão destinados para ações de combate ao Coronavírus, incluindo obras e estruturação no Hospital de Solidariedade (hospital de campanha) e estruturação das UPAs, é a seguinte:  Banco do Brasil, Agência - 0082-5, Conta corrente – 800 000 – x

 

A segunda conta, que vai destinar recursos à Rede de Solidariedade, visando aquisição de alimentos e produtos de higiene que serão distribuídos a famílias em vulnerabilidade é a seguinte: Banco do Brasil - Agência – 0082-5, Conta corrente – 800 001 – 8.

 

 

Situação Epidemiológica

 

Araraquara contabiliza hoje 54 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 11 foram descartados e 36 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.

Sete casos de Coronavírus foram confirmados até o momento (1 óbito/ 6 pessoas que permanecem internadas)

Dos 54 casos notificados, 41 pessoas foram internadas. Dessas, 22 já receberam alta e 14 permanecem internadas. Foram registrados, 4 óbitos -  um deles positivado para Coronavírus  e outros 3 suspeitos.

 

Lembrando que as equipes da Secretaria Municipal da Saúde estão trabalhando intensamente no monitoramento dos suspeitos e comunicantes, para orientar e cobrar o cumprimento da quarentena, assim como o monitoramento dos familiares dos casos confirmados.

 

 

 

 

 

Vale destacar que nesta sexta-feira a Secretaria da Saúde foi notificada pelo Ministério Público, solicitando informações de pessoas suspeitas e comunicantes que estariam resistindo ao cumprimento obrigatório e necessário desta quarentena. O objetivo do MP é apoiar este trabalho de bloqueio.

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara agradece o empenho de todos os servidores municipais e parceiros da Prefeitura que vêm atuando nas diferentes ações de enfrentamento do Covid-19 do município.

 

Todas as informações oficiais também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura.

 

registrado em: , ,