Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 03 / Secretária de Assistência Social destaca ações da Rede de Solidariedade

Saúde

Secretária de Assistência Social destaca ações da Rede de Solidariedade

ed0163fa-077e-4e65-b0a3-d8b100146d51.jpg

 

Pandemia faz Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social reorganizar oferta de atendimento

 

Jacqueline Barbosa destaca importância das ações da Rede de Solidariedade

 

A pandemia do novo coronavirus levou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social a reorganizar algumas formas de prestação de serviços em Araraquara direcionadas à população em situação de vulnerabilidade social.

 

De acordo com a titular da pasta, Jacqueline Barbosa, as ações estão concentradas nos atendimentos emergenciais, nas áreas de Proteção Social através de três pólos de atendimento via CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especial de Assistência Social), que executa os atendimentos às medidas socioeducativas, à violação de direitos de crianças, adolescentes e idosos, além do teleatendimento e da Rede de Solidariedade.

 

Em entrevista ao Canal Direto com a Prefeitura - Especial Coranavirus, via Facebook da Prefeitura, na sexta-feira (3), Jacqueline explicou que a reorganização dos atendimentos incluem a população em situação de rua e o atendimentos aos idosos que residem na Vila Dignidade e Recanto Feliz. Nesses dois locais, inclusive, a Secretaria oferece ações para reforçar aos moradores a importância da quarentena ou isolamento social.

 

Em relação à população em situação de rua, Jaqueline Barbosa destacou as ações conjuntas que envolvem Centro POP, a Casa Transitória, setores da Saúde, entidades socioassistenciais e grupos solidários da cidade. A tarefa principal agora, com a pandemia, é o trabalho de convencimento dessa população que ainda oferece resistência ao acolhimento, embora estejam recebendo alimentação e acompanhamento mesmo na rua.

 

Solidariedade

 

Através do serviço 0800-773.1145, uma equipe atua com as demandas da Rede de Solidariedade para receber doações de alimentos e oferecer auxilio às famílias em situação de vulnerabilidade social. O trabalho inclui o cruzamento de dados sobre as famílias que necessitam de apoio e a adesão de voluntários para auxiliar idosos que precisam de serviços externos, como farmácia e supermercado.

 

A secretária reforçou também a importâncias de se fomentar as doações oferecidas pela população e por empresas de Araraquara para a Rede de Solidariedade para que sejam montados os kits de itens essenciais.

 

Conforme acrescentou, há uma escala de prioridades para atender os grupos de risco e as famílias sem renda, que não estão nos Programas Municipais da assistência social do município.

 

Jaqueline ressaltou que também através do 0800 os grupos solidários podem interagir com a Rede de Solidariedade para dinamizar as formas de doações e entregas dos produtos que contemple um maior número de pessoas e famílias na escala de prioridades sem que haja duplicidade no atendimento.

 

registrado em: ,