Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 12 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 28 – 12 de abril de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 28 – 12 de abril de 2020

12-04-boletim.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara vem a público, neste domingo de Páscoa, 12 de abril, fazer um apelo à população para que se atente às indicações de todas as autoridades de saúde para a importância do isolamento social. Esse é o único método para bloquear a transmissão do novo coronavírus. 

 

A situação de Araraquara vem se alterando dia a dia, com a chegada dos resultados dos exames realizados em parceria com a UNESP. Ontem, o Comitê divulgou a duplicação, praticamente, dos casos confirmados na cidade, acendendo um sinal de alerta para todos nós.  

 

Trata-se de um momento preocupante e que o Comitê está indicando ao prefeito Edinho medidas mais drásticas de restrição da circulação e de aglomerações.  

 

Desta forma, está suspensa a gratuidade do transporte público para idosos acima de 65 anos já a partir de amanhã, segunda-feira, dia 13 de abril. Os idosos estão entre os mais vulneráveis do contágio do Coronavírus e, mesmo assim, muitos continuam circulando. Também, com o mesmo objetivo, desde a última quinta-feira, dia 09, foi retomado o serviço de estacionamento rotativo da Área Azul em Araraquara.

 

Neste sábado, dia 11, após avaliações deste Comitê a partir do resultado dos exames, o prefeito Edinho, em transmissão ao vivo, afirmou que enviará Projetos de Lei para a Câmara Municipal, ainda nesta semana, endurecendo as medidas para quem desrespeitar a quarentena. Dentre elas está a suspensão de alvarás para estabelecimentos que burlarem o decreto 12.242 que prorroga até dia 22 de abril quarentena no município, em virtude da Pandemia e do estado de calamidade pública, bem como multa às pessoas físicas que estiverem em aglomerações. As medidas serão debatidas pelo Comitê, juntamente com Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania. 

 

ASSISTÊNCIA À SAÚDE

 

Neste domingo de Páscoa, toda a estrutura do Polo Estratégico de Atendimento ao Coronavírus – UPA da Vila Xavier - passa pela sanitização para que os atendimentos se iniciem nesta segunda, dia 13 de abril.  

 

O local fará a triagem 24 horas dos pacientes e contará com leitos para casos mais graves e também de observação. Para completar a estrutura, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que fica em frente à UPA, cedeu seu espaço para abrigar 18 leitos de retaguarda para os casos mais leves.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Neste domingo, mais um caso foi positivado para Coronavírus. Trata-se de um paciente de Araraquara, proveniente de São Paulo. Embora com a confirmação laboratorial, o paciente não precisou ser internado e segue, em sua residência, cumprindo a quarentena e em monitoramento pelas equipes de bloqueio da Secretaria Municipal de Saúde. Também neste domingo, um dos óbitos registrados como suspeito foi descartado por exame. 

 

Portanto, Araraquara registra hoje, 94 casos notificados como suspeitos. Desses, 28 confirmados, 49 descartados e 17 aguardando resultado. 

 

Dos 94 casos notificados, 63 pessoas foram internadas. Dessas, 40 já receberam alta e 16 permanecem internadas.

 

Foram notificados, até o momento, 7 óbitos suspeitos, sendo que 5 já foram descartados por exame, um foi positivado para Coronavírus  e outro  aguarda resultado de exame.

 

SOBRE PROFISSIONAIS DA SAÚDE

 

A Secretaria Municipal da Saúde informa também que está intensificando a atenção aos profissionais da saúde, em especial aqueles que trabalham nas unidades de Pronto-Atendimento. Todos eles, ao menor sintoma de estado gripal, já passam pelo exame. Ao serem testados, ficam em casa até a liberação do resultado. 

 

Também, reforça o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Todas as instituições estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde sobre o uso dos equipamentos, bem como atuando no sentindo de oferecer treinamento aos funcionários para sua devida utilização.

 

Para aqueles funcionários da Saúde que testarem positivo, a fim de garantir a proteção aos seus familiares, a Prefeitura disponibilizará hospedagem em hotel em Araraquara (já reservado para esses casos).  

 

Todas as ações do município e as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).

registrado em: , ,