Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 13 / Cultura lança edital para apoiar artistas durante a crise do COVID-19

Cultura

Cultura lança edital para apoiar artistas durante a crise do COVID-19

Vídeos de projetos e oficinas artísticas, com o tema "A manifestação da solidariedade humana”, devem estimular o conhecimento sobre cidadania e inclusão social
casa da cultura.jpg

 

 

A crise provocada pelo Covid-19 e que assola todo o mundo, em Araraquara atingiu diversos trabalhadores, inclusive a classe artística. A fim de apoiar os artistas da cidade, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, com o suporte do Conselho Municipal da Cultura, lançou um edital essa semana direcionado à classe. As inscrições estão abertas até o dia 27 de abril, sendo efetuadas por e-mail.

 

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, conta que o edital objetiva a garantia da política de difusão artística, da formação de público, do fomento à produção local e do apoio à classe artística do município, seriamente ameaçada pelo desemprego com a difusão do Coronavírus.

 

Toda a grade de eventos do calendário cultural municipal e os projetos agendados ou em andamento, por prazo indeterminado, foram suspensos ou cancelados, assim como todas as contratações de artistas. Entidades como SESC e SESI também suspenderam suas atividades, assim como as empresas privadas do ramo de espetáculos ou atividades culturais, bares, restaurantes e assemelhados.

 

“O conjunto destes cancelamentos somado à necessidade imperiosa de garantir o isolamento social como condição fundamental para o enfrentamento da pandemia, levaram os artistas e agentes culturais locais à condição de desemprego maciço da categoria, relegando a expressiva parcela daqueles que têm como ocupação principal o exercício da arte, à absoluta vulnerabilidade econômica e social”, argumenta Teresa.

 

A secretária lembra que milhares de cidadãos araraquarenses encontram-se em suas residências, em isolamento ou quarentena. "Crianças, jovens, adultos ou idosos, estudantes, trabalhadores, aposentados, independente de gênero, região em que residem ou classe social, estão privados da participação na vida cultural local e, portanto, de todo o leque de benefícios proporcionados pelas manifestações artísticas”.

 

Seleção de vídeos - Para enfrentar a crise do COVID-19, com o público em casa e utilizando-se da rede virtual, a Secretaria Municipal da Cultura propõe um edital para contratação de produção de vídeos com projetos artísticos e oficinas culturais, sob o tema "A manifestação da solidariedade humana", estimulando conhecimento sobre cidadania e inclusão social.

 

Os vídeos selecionados serão veiculados online exclusivamente pela TV Web Participativa da Prefeitura de Araraquara. Podem participar do edital: empresas representadas por pessoa jurídica, formalmente constituída, que conste em sua inscrição CNPJ atividade compatível com a proposta nas seguintes linguagens: música, dança, literatura, artesanato/ artes plásticas, teatro e circo.

 

Cada proponente pode se inscrever com um único projeto. É importante que os interessados estejam em dia com o cadastro de artistas da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (a ficha cadastral pode ser acessada através do link http://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/cadastro/cultura).

 

Também, é necessário ter sede em Araraquara por no mínimo dois anos e que o proponente do projeto integre a ficha técnica da apresentação do vídeo em análise. Os trabalhos inscritos deverão ter classificação etária livre.

 

A produção dos vídeos deve ter o conteúdo gravado na horizontal, com duração entre 25 e 30 minutos no formato MP4, com proporção 16:9 e resolução de 720p e tamanho máximo de 2gb. Todas as informações encontram-se no edital, disponível no site da Prefeitura de Araraquara, na aba “Editais da Cultura”, na página principal. Serão atendidos até 60 projetos, sendo 10 em cada linguagem. Cada projeto selecionado recebe o valor de R$ 1.000,00.

 

As inscrições estão abertas no período de 13 a 27 de abril, sendo recebidas exclusivamente pelo e-mail: emartistas@gmail.com.

 

Confira as modalidades das linguagens apresentadas no edital:

 

-          Teatro:

Apresentações que contemplem espetáculos, contação de histórias, cenas curtas, teatro de bonecos, entre outros

 

-        Música:

Apresentação de cantor, músico ou grupos/ bandas que promovam apresentações musicais/ shows

 

-          Dança

Apresentações que contemplem espetáculos, intervenções, performances

 

-          Literatura

Oficinas literárias que visem a leitura, análise e produção de textos de diversos gêneros literários

 

-          Circo

Apresentações que contemplem espetáculos, intervenções, performances

 

-          Artes Plásticas e Artesanato

 Oficinas de artesanato ou artes plásticas para público em geral