Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 17 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 33 - 17 de abril de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 33 - 17 de abril de 2020

boletim 17.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta sexta-feira (17) para avaliação e novas deliberação de ações com vistas a combater a transmissão do Covid-19.

 

O Comitê recomenda o uso de máscaras por qualquer pessoa que estiver fora de casa, de preferência máscaras caseiras, para deixar os equipamentos de proteção específicos para os profissionais da saúde que estão lutando contra a covid-19 nos hospitais e unidades de saúde.

 

A recomendação é que até pessoas sem sintomas usem máscaras ao sair de suas casas, para ir ao mercado ou à farmácia. Isso porque estudos mostram que um grande número de infecções acontece a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar, por exemplo.

 

A máscara, portanto, funciona como uma barreira física para essas partículas maiores, reduzindo o risco de contaminação do coronavírus. As máscaras caseiras são reaproveitáveis, mas precisam ser higienizadas e limpas com frequência.  

 

NOTA TÉCNICA SOBRE TRABALHADORES DOS CEMITÉRIOS

 

A Vigilância Sanitária enviou nota técnica que trata da prevenção dos riscos de exposição ao Covid-19 a que são submetidos os trabalhadores nos cemitérios e serviços de cremação, incluindo sepultadores, coveiros e oficial de obras.

 

De acordo com a nota, os Equipamentos de Proteção Individual para os trabalhadores dos cemitérios devem contemplar, no mínimo, Respirador tipo PFF2; Óculos de segurança para proteção dos olhos; Luvas nitrílicas com forro; Botas de PVC e cano médio e Capa de chuva. Outros dispositivos devem ser fornecidos aos trabalhadores, como chapéu ou boné e protetor solar.

 

A empresa terceirizada que presta serviço nos cemitérios municipais de Araraquara já está sendo notificada pelos fiscais da Vigilância Sanitária do Município, assim como os responsáveis pelos cemitérios particulares.

 

A mesma nota técnica também trata do manejo de corpos, incluindo a suspensão de procedimento de conservação do corpo por intermédio de técnicas como formolização ou embalsamamento, que estão proibidos no contexto da Covid-19. Também orienta para urna funerária lacrada, entre outras medidas.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara registra nesta sexta-feira, dia 17 de abril, 114 casos notificados como suspeitos. Desses, 42 foram confirmados, 54 descartados e 18 aguardam resultado de exame.

 

Dos 114 casos notificados, 75 pessoas foram internadas. Dessas,  48 já receberam alta e 18 permanecem internadas.  Em relação aos 3 novos casos confirmados nesta sexta-feira, eles se referem a pacientes que têm 33, 41 e 54 anos, que se encontram em estado geral bom, respondendo bem ao tratamento, em casa. Um deles é profissional da área da saúde. Os outros dois passaram por atendimento na UPA.

 

Nesta sexta-feira, uma idosa de 77 anos, com comorbidades, veio a óbito e o caso está sendo investigado. Dessa forma, em Araraquara, até o momento, foram confirmados 2 óbitos por Coronavírus e 2 casos aguardam resultados de exames.

 

Todos os suspeitos, confirmados e comunicantes são monitorados pela Secretaria da Saúde para que cumpram corretamente a quarentena.

 

As ações do município e as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).

 

registrado em: , ,