Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 19 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 35 - de 19 de abril de 2020.

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus - nº 35 - de 19 de abril de 2020.

19-04-site.png

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara vem a público, neste domingo, dia 19 de abril, para, mais uma vez fazer um apelo à população para que se atente às indicações de todas as autoridades de saúde para a importância do isolamento social. Esse é o único método para bloquear a transmissão do novo coronavírus.

 

A situação de Araraquara vem se alterando dia a dia, com a chegada dos resultados dos exames realizados em parceria com a UNESP. Através dos exames diários, o Comitê pôde elaborar um mapa mais realista da situação da cidade, destacando os casos de Covid-19 por bairros onde foram registrados.

 

O Comitê enfatiza a importância do uso de máscaras por qualquer pessoa que estiver fora de casa e não descarta a possibilidade do seu uso ser obrigatório na cidade. A recomendação é que até pessoas sem sintomas gripais usem o acessório em locais públicos, como supermercados, farmácias e ao procurar unidades de saúde. A máscara funciona como uma barreira física para partículas maiores, reduzindo o risco de contaminação do coronavírus.

 

A população deve dar preferência para as máscaras caseiras, que são reaproveitáveis. A higienização do acessório deve ser rigorosa. A lavagem deve ser feita periodicamente com água e sabão. Deve-se trocar a máscara de 2 em 2 horas, ou assim que ficar úmida.

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Neste domingo, dia 19 de abril, mais 9 casos foram confirmados para Coronavírus, sendo 7 desses resultados de exame provenientes do laboratório da Unesp e 2 do Instituto Adolfo Lutz. Dos 9 casos confirmados hoje, 5 são profissionais da saúde.

 

Desta forma, Araraquara registra 131 casos notificados e desses, 54 confirmados para o novo coronavírus. Outros 65 foram descartados e 12 ainda aguardam resultado de exame.

 

Dos 131 casos notificados, 80 pessoas precisaram ser internadas internadas. Dessas, 51 já receberam alta e 19 permanecem internadas em instituições públicas e privadas de saúde do nosso município.

 

Em relação aos óbitos registrados como suspeitos nesta sexta e sábado, os resultados chegaram neste domingo e foram descartados. Desta forma, a cidade continua a registrar 2 óbitos confirmados e 1 aguarda resultado.

 

Todos os suspeitos, confirmados e comunicantes, são monitorados pela Secretaria da Saúde para que cumpram corretamente a quarentena.

 

CASOS POSITIVOS REGISTRADOS POR BAIRROS

 

Neste domingo, o Comitê atualizou a relação de casos positivos por bairros em que se apresentam. Segue abaixo a lista:

 

Bairros que apresentam 1 caso:

Centro

Distrito Industrial

Hortênsias

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Iedda

Jardim Itália

Jardim Pinheiros

Jardim Viaduto

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vila Suconasa

Assentamento Bela Vista

Jardim Iguatemi

 

Bairros que apresentam 2 casos:

Igaçaba

Imperador

Jd. América

Jd. das Estações

Santa Lúcia

Selmi Dei

Vila Nice

 

Bairros que apresentam 3 casos:

Adalberto Roxo

Melhado

Vila Xavier

Yolanda Ópice

 

Bairro que apresenta 4 casos:

Jardim Serra Azul

 

Foram testados positivos em nossa cidade 5 pessoas que não residem em Araraquara, mas que trabalham e transitam diariamente no município, portanto, foram inseridas nas estatísticas.

 

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

 

A Secretaria Municipal da Saúde informa também que está intensificando a atenção aos profissionais da saúde, em especial aqueles que trabalham nas unidades de Pronto-Atendimento. Todos eles, ao menor sintoma de estado gripal, já passam pelo exame. Ao serem testados, ficam em casa até a liberação do resultado.

 

Também, reforça o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Todas as instituições estão seguindo as recomendações do Ministério da Saúde sobre o uso dos equipamentos, bem como atuando no sentindo de oferecer treinamento aos funcionários para sua devida utilização.

 

Para aqueles funcionários da Saúde que estão com testes positivos, a fim de garantir a proteção aos seus familiares, a Prefeitura disponibilizou hospedagem em hotel em Araraquara.

 

As ações do município e as informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas redes sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).

 

registrado em: , ,