Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Abril / 22 / Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 38 - 22 de abril de 2020

Saúde

Boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 38 - 22 de abril de 2020

boletim 22-4.jpg

 

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, 22 de abril, para novas deliberações sobre medidas de combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

 

Tendo em vista as deliberações tomadas nesta reunião do Comitê, fica definida a obrigatoriedade do uso de máscaras a toda a população que necessitar sair de casa para trabalhar, para fazer compras em supermercados, farmácias e demais estabelecimentos comerciais essenciais, e também que necessitar fazer uso do transporte público coletivo.

 

A orientação é que as pessoas usem máscaras caseiras e deixem os equipamentos de proteção específicos para os profissionais da saúde.

 

O Comitê continua defendendo a importância do isolamento social e a higienização pessoal correta para a contenção e enfrentamento do Covid-19 e também ressalta que o uso das máscaras não é suficiente para evitar a transmissão da doença.

 

No entanto, estudos mostram que a máscara funciona como uma barreira física para essas partículas maiores, reduzindo o risco de contaminação. Dessa forma, considerando as pessoas que precisam sair para trabalhar e para fazer compras de primeira necessidade, fica então determinado o uso obrigatório das máscaras caseiras.

 

 

Transporte público

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus determinou ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) que seja realizada higienização necessária para enfrentamento do Coronavírus no Terminal Central de Integração, no Terminal Rodoviário e nas UPAs do Município.

 

A higienização nestes espaços de concentração de pessoas deve ser diária e seguir as especificações das autoridades de saúde para garantir sua eficácia no enfrentamento do Coronavírus.

 

Também como arma de contenção da disseminação da doença, o Comitê determina que o Consórcio Araraquara de Transportes (CTA) e a Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana deverão empregar medidas que evitem aglomerações de pessoas no transporte público coletivo, principalmente nos horários de pico. Além disso, deverão promover a higienização adequada dos usuários do transporte coletivo, disponibilizando álcool em gel no interior dos veículos e no TCI, assim como deverão fiscalizar a obrigatoriedade do uso de máscaras caseiras pelos usuários.

 

 

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

 

Araraquara contabiliza hoje 140 casos notificados de Coronavírus, sendo que, destes, 55 foram confirmados, 71 foram descartados e 14 casos seguem sendo monitorados e aguardando resultado de exames.

 

Dos 140 casos notificados, 87 pessoas foram internadas. Dessas, 52 já receberam alta e 24 permanecem internadas.

 

Foram notificados, até o momento, 11 óbitos suspeitos, sendo que 7 já foram descartados por exame, 3 foram confirmados e 1  aguarda resultado de exame.

 

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

Jardim Adalberto Roxo

Jardim América

Centro

Distrito Industrial

Jardim das Estações

Jardim Dumont

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Jardim Hortênsias

Jardim Iedda

Jardim Igaçaba

Jardim Iguatemi

Jardim Imperador

Jardim Itália

Jardim Pinheiros

Jardim Roberto Selmi Dei

Jardim Santa Lúcia

Jardim Serra Azul

Jardim Viaduto

Jardim Yolanda Ópice

Residencial dos Oitis (Iguatemi)

Parque das Laranjeiras

Parque Gramado

Quitandinha

Santa Angelina

Santana

Vila Melhado

Vila Nice

Vila Suconasa

Vila Xavier

Assentamento Bela Vista

 

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site  www.araraquara.sp.gov.br, bem como nas mídias sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram).

 

 

 

registrado em: , ,